Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Cuidado com as Largatixas    
Autor
Mensagem Páginas: 1
lisi
Convidado



Retirado da revista pulo do gato da edição http://www.revistapulodogato.com.br/edicao_28.htm

Cuidado com as Largatixas! "As pequenas largatixas escondem um grande perigo"


  Existem muitos agentes infecciosos associados a distúrbios hepáticos em felinos, incluindo vírus, bactéria, fungos e parasitas.
  Entre os parasitas, o platynosomum concinnum é a fascíola hepática mais importante nos gatos - trata-se de vermes achatados, que são encontrados em regiões tropicais e subtropicais.
  A infecção por esse agente se da através da ingestão da lagartixa. As infecção em geral podem ser mais brandas, causando uma discreta anorexia, contudo, se a infecção for maciça, irão ocorrer sintomas como: icterícia, cirrose, diarréia, vômitos, podendo levar o animal a morte.
  De uma maneira geral, os gatos que apresentas estes distúrbios biliares, além dos sintomas acima citados, podem ainda, ter dor abdominal,febre e perda de peso.
  Se o seu gato tiver acesso a locais que tenham a presença de lagartixas, observe se existem interesse da parte dele em brincar, tenta cassar, matar e em fim, ingeri-las. Caso isso ocorra e seu animal apresentar alguns dos sintomas descritos, procure orientação do seu veterinário.
  Alguns teste laboratoriáis podem contribuir para se chegar a um diagnótico, como por exemplo, um hemograma completo, no qual deverá indicar, na maioria da vezes, caso seu gato esteja infectado, uma eosinofilia (aumento do número de eosinófilos, que fazem parte da série branca), uma perda sanguínea intestinal,etc.
  Já os teste beioquímicos vão apontar um aumento das enzimas do fígado, como por exemplo, as fosfatase alcalina. Se tiver que optar por um raio X ou um Ultra som, escolha a segunda opção pois é mais confiável para avaliar as estruturas biliares.
  Por outro lado, em relação ao tratamento do platinosomum, existem muitas controvérsias, pois é um agente extremamente dificil de ser eliminado definitivamente.
  Convém frisar que esse agente é muito perigoso e muitas vezes o diagnóstico torna-se dificil, se não houver a informação de possível contato do gato com a lagartixa.

Artigo de Luciana Deschamps- Médica Veterinária titular da Clínica Veterinária Sr.Gato -Presidente da Ong Felbras Felinos do Brasil.
Visite: www.clinicasrgato.com.br

---------------

Gente se tiver alguma coisa escrita errada, é porque eu digitei... hihihi


18-02-2006 23:11:39
     
Cristina


De: Osasco-SP
registrado(a): 04-02-2006
Nossa Lisi...
Uma largatixinha faz tudo isso...E é tão tentador pro gato...rsrsrs...
Gostei dessa clínica especializada em gatos, normalmente é tão difícil achar um veterinário que entenda bem de felinos...Agora o preço é outra história, né...pelo jeito do site, acho que deve ser bem chic no úrtimo...

Bjks.


_______________________________________
Cristina Norkevicius
fotolog: www.fotolog.com/olhosdegato

18-02-2006 23:21:54
     
lisi
Convidado



É verdade Cris, hihihihi

Poiseh a Lagartixa pode causar danos irreverssíveis para a saúde de nossos bebesinhos...

Tb achei muito interessante o texto, e quis compartilhar com vcs!


18-02-2006 23:29:37
     
Cristina


De: Osasco-SP
registrado(a): 04-02-2006
Lisi...

Sabe o que eu descobri??? :o)

Que a Milka é avó da Kyra...e do Darwin ...rsrsrsrsr....o nome dela é Ulidé Milka de Milano? Não é o máximo?? hahahaha

Bjks


_______________________________________
Cristina Norkevicius
fotolog: www.fotolog.com/olhosdegato

21-02-2006 15:28:53
     
lisi
Convidado



ahhh é mesmo CriS!!
Eles são filhos da Brigite que é filha da Milka! uhauhaUHAh
Que massa!

Estamos na mesma família então! huhuhuhu

BjiNhu´Ss


21-02-2006 16:02:19
     
Denise Gonçalves


De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
Olá pessoal...
Estou aqui para alertar sobre os perigos das lagartixas... Infelizmente perdi meu gato de 3 anos nessa terça, muito provavelmente, por causa de lagartixa... ele contraiu um grave problema hepático (pancreatite)... e ele era o mais tranqüilo dos meus gatos... gostava de 'namorar' e não era muito de brincar... por isso, tomem todo cuidado (o que for possível, já que não vejo como eliminar lagartixas) para que não passem pela tristeza que estou sentindo... fiz tudo o que era possível em termos de exames, tratamentos... ele foi internado na segunda, teve uma convulsão na terça e não resistiu...
Abraços a todos.
Denise


22-11-2007 13:54:59
     
Rita Lopes


De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
Cuidado com as lagartixas.

Resolvi resgatar esse tópico porque, além de todos os problemas que tive no Carnaval, o Cori meu persa do Paraguai, que com calor está mais para almofada do que para gato, apareceu no meio da sala com uma baita lagartixa na boca.

A sorte foi que ele veio me trazer de presente e quando ele colocou no chão na minha frente ela correu. Com uma única patada foi lagartixa para um lado e rabo pulando para o outro.

A lagartixa solta o rabo, que fica pulando para atrair o predador,enquanto isso ela foge ou se faz de morta até ele ir embora.

E eu que sou histérica para inseto, catei o rabo com uma mão e a lagartixa com a outra. Quem me conhece e sabe o quanto sou descordenada e medrosa vai duvidar disso.....

Mas por esses bichinhos tenho superado muitas limitações, muitas.....

Até dirigir na chuva na Marginal (tenho pânico de chuva e surto se tiver que dirigir),porque a empregada me ligou dizendo que tinha esquecido o Cori dentro do armário do quarto. E olha que eu moro na zona norte e estava nazona sul.


06-03-2009 23:14:13
     
Camila CB


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 29-08-2008
nossa, esse artigo me deixou com medo!

meu gato estava brincando com lagartixa na semana passada. so nao comeu porque eu fiquei com pena..

...mas eu nao sei que fim teve o rabo que ela soltou! lembro dele mordendo...
quanto tempo leva entre a ingestao e esses sintomas??


10-03-2009 17:07:03
     
Rita Lopes


De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
Camila, vou em consulta na Dra Luciana no sábado para levar o Bartô e aproveito para perguntar mais sobre lagartixas.

12-03-2009 14:01:30
     
Rita Lopes


De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
Oi Camila,

perguntei sobre as lagartixas e a Dra luciana me explicou que um rabinho não deve fazer mal, mas o hábito de comer lagartixas é que levam a adquirir o verme que ataca o fígado.

O gato fica ictérico: a gengiva, a segunda palpebra,  as orelhas ficam amarelas em vez de rosa.

Vomitam bastante e amarelo.

Como os sintomas podem ser várias doenças é bom relatar ao vet que viu comendo a lagartixa.

Mas no seu caso e com o meu Cori não deve acontecer nada.


15-03-2009 08:23:19
Última edição por Rita Lopes (15-03-2009 08:26:31)    
Camila CB


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 29-08-2008
oi rita.
obrigada pela explicacao, foi um super alivio... :-D
esses gatinhos e seus instintos cacadores.

o pior é que a lagartixa estava tranquila la no teto, a gente que foi se meter e levantar o gato pra ele alcancar. ai ai ai...

beijo,
camila


16-03-2009 18:21:15
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.