Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Banho e agressividade    
Autor
Mensagem Páginas: 1
=^..^= Mariana =^..^=
Convidado



Pessoal, além de uma gatinha siamesa ("oficial") de 3 meses que chegou há uma semana, tenho um gato mestiço de siamês, que chegou aqui em casa em Maio/2004 já com uns 7 meses de idade. Ele nunca tomou banho, mas gostaria de começar a acostumar ele à idéia de banhar-se. Existe alguma maneira de fazer com que ele fique quietinho e se acostume aos banhos?

Outra dúvida... No final de Julho, o levei para castrar. A cirurgia foi feita apenas com tranqüilizante e anestesia geral, pois já fiquei sabendo de vários gatos que morreram devido à anestesia, inclusive inalatória. Então o levei em um veterinário que fazia castração com anestesia local para evitar o risco de perdê-lo. Eu que o levei e o consolei após a cirurgia, e a partir de então ele começou com brincadeiras agressivas comigo (antes era um docinho), quando vou acariciar ele, geralmente se vira e me morde. O mesmo acontece se o pego no colo. Com minha irmã e minha mãe, ele continua normal.

Será que ele "sentiu" que eu fui a "culpada" por alguma eventual dor que ele tenha sentido durante a castração e guarda o rancor até hoje?

Já tentei convencê-lo de todas as maneiras a voltar a ser meu amigo e "filho" como era antes, mas parece que nada adianta. Quando dou comida e passo a mão nele, ele deixa, ou se está distraído com alguma coisa. Também brinca comigo com bolinha ou outros brinquedos. Só não quer que eu o pegue no colo. Pode ser por medo que eu o leve novamente para alguma "dor"? Poderia memorizar tal fato por tanto tempo? (Já fazem quase 5 meses que foi castrado!).

Me ajudem por favor...
Muito obrigada!


24-11-2004 00:47:18
     
=^..^= Mariana =^..^=
Convidado



ERRATA = errei ao escrever que meu gato foi castrado com tranqüilizante e anestesia geral. O correto é que ele foi castrado com tranqüilizante e ANESTESIA LOCAL.

Obrigada e desculpem pela falha!


24-11-2004 00:52:33
     
Cia. do Gato Persa®
Convidado



Olá Mariana,

Os banhos normalmente acalmam muito os gatos, que dormem por horas depois , afinal quem não relaxa com um banho quantinho, não é mesmo? Nem os felinos resistem ao poder da água.
Os pet shops, têm sempre profissionais prontos para fazer este trabalho, sabem como pegar o gato, como dar o banho e como deixá-lo tranquilo, inclusive, para que não se machuque. Sempre que vc for levá-lo a dar banho, não esqueça de pedir para limpar bem o ouvido, cortar a s unhas e fazer tosa higiênica, pois ás vezes podem esquecer de algum desses detalhes que são importantes.

Quando voltar do banho, procure sempre dar um mimo  diferente prá ele, por exemplo uma comidinha diferente, misture peito de frango desfiado e cozido na ração. Ele vai pensar que toda vez que toma banho ganha mimos!
Quanto á castração, é normal uma mudança de comportamento,pois os hormônios foram alterados e isso faz com que ele possa vir a ser mais meigo ou engordar ou ainda ficar um pouco rude (com vc no caso).
Os gatos têm memória sim, não esquecem muitas coisas que marcam sua vida. Vou te dar um exemplo, conheci uma gata que quando era pequena, um menino jogava fumaça de cigarro na carinha dela de propósito, depois que ela creceu (eu já a conheci grande) ela foi vendida para uma família e não se adaptou porque era muito brava com a dona da casa. Acontece que a dona da casa fumava e a gata tinha em sua memória o que faziam com ela quando pequena, bem a gata foi devolvida. Isso aconteceu com uma criadora que conheço, então veja que eles não esquecem!
Acho que vc poderia fazer o jogo dele, não pegar no colo já que ele não gosta, mas vc pode colocar um pires com uma comida que ele goste no seu colo e ficar mostrando prá ele,assim ele se interessa em ir em busca do que o agrada!

Um grande abraço!


30-12-2004 08:43:05
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.