Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Recuperação da Castração    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Janielen Cavalcante


De: João Pessoa - PB
registrado(a): 20-09-2008
Oi forulinos,
Bem, a história da minha gatinha é um pouco longa, mas vou tentar resumir hehehe! Minha gatinha entrou no cio aos 10 meses e após isso apresentou um corrimento purulento, típico da Piometra. O vet dela mandou q eu fizesse uma ultra e eu fiz, mas n foi vizualizado nada, nem útero e nem ovário, pois ela estava com muitas gases. Diante disso voltei ao vet e ele me recomendou um tratamento com Sulfa por 7 dias, fiz o tratamento e nada, n melhorou! Fiquei louca e p piorar ele me disse q n sabia mais o q fazer com minha gata. N deu outra, mudei logo d vet. Esse vet novo (o mesmo q fez a ultra) receitou novos remédios, pq disse q gato n engole muito a sulfa, e realmente eu percebia isso, ela ficava espumando muito. Bem, começei o tratamento numa segunda e na quinta repeti a ultra, resultado .. ele viu o útero e estava realmente aumentado d volume, no mesmo dia ele resolveu fazer a cirurgia para a sua retirada. Bem ... após esse resumo, vamos direto ao ponto (hehehe) ... queria saber com vcs como é a recuperação? Ela está se alimentando muito bem, está tomando 2 antibióticos e pra cirurgia eu tenho usado Furanil solução 3 x ao dia. O vet disse q a recuperação total é com 2 semanas, mas gente, me da uma pena da coitada com aquele colar q mais parece um funil, ela fica inquieta, querendo se lamber e a minha maior preocupação é q ela fica batendo com o colar na cirurgia, tenho medo d machucar, mas sei q n posso deixar ela sem ele pq se ela lamber a cirurgia vai fazer um estrago danado! Queria muito uma dica d quem já passou por isso. O q posso fazer p anemizar o sofrimento da bixinha?
Um xeru e desculpem pelo livro imenso q escrevi hehehehe


21-04-2009 11:51:19
Última edição por Janielen Cavalcante (21-04-2009 12:06:40)    
Janielen Cavalcante


De: João Pessoa - PB
registrado(a): 20-09-2008
simm ... já ia me esquecendo ... ela ta tomando tb energy pet e os comprimidos(antibióticos) eu estou dissolvendo em um pouquinho d água e misturando com o energy pet e dou na seringa, pq ela n tava querendo engolir. Tem algum problema?

21-04-2009 11:56:12
Última edição por Janielen Cavalcante (21-04-2009 11:56:39)    
Rita Lopes


De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
Olha aqui tem uma roupinha cirurgica que funciona bem melhor que o colar vende me pet grandes.

Mas eu fiz comprando um bori de bebê(banho de sol) Medi meu gato do pescoço ao rabo e a roupinha aberta. No lugar do botão de pressão eu costurei dois elásticos que passam por dentro da perna. Assim o rabo fica livre a dá para fazer xixi e cocô sem problema. demorei um pouco para certar no tamanho, no tamanho do elástico e onde pregar, mas valeu a pena. Em alguns modelos eu prendi com elástico no pescoço.

Dá para fazer com aquela gaze de engessar perna é um tubo e vc corta mas pernas e prende com esparadrapo


21-04-2009 12:48:41
Última edição por Rita Lopes (21-04-2009 12:49:59)    
Vera Vivas


De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
Janielen,

Cada um tem sua experiência.

Vamos a minha, tenho 5 femeas:

Duas foram operadas por uma veterinária  do local onde moro, tive que prender as gatas 10 dias, e ficaram traumatizadas,  ficaram estressadas...nunca mais foram as mesmas gatas tranquilas.

Tbém, era uma veter meio bruta pra tratar o dono do animal, mal humorada, etc.Imagine o animal como ela tratava!!!!

Fiquei sabendo de uma faculdade de veterinária  em uma cidade perto e que tinha o hospital que fazia a cirurgia. Fui pra lá com as tres outras gatas, olha, o professor  da clinica lá falou:Não, nada de colar , nada de prender suas gatas....se elas ficam em casa, por perto....deixe-as livres após as primeiras 24 horas.

Podem lamber, etc...só use RIFOCINA Spray (humano) duas vezes ao dia....

Fiquei surpresa...mas podem tirar os pontos com os dentes?

O DR respondeu...não faraõ isso, é uma "linha" forte e eles sentem dor se puxar.

Fiz como ele disse...olha, as gatas passaram super bem, naõ inflamaram um ponto.....tranquilas...uma benção!!! outra, as primeiras operadas, tiveram pontos inflamados, demorou secar tudo...estas ultimas tratadas  de forma "livre", não inflamaram pontos e em 6 dias tudo estava cicatrizado...impressionante.


Fico a pensar...será que alguns profissionais não assustam demais os donos dos animais pra se valorizar, para vender produtos desnecessários absolutamente?

Bem, vc tem ai, minha experiência (como proprietária de gatitas apenas) com cirurgia de femeas, pense e podes adotar um tratamento menos estressante pra vc e sua felina.

Boa sorte
Vera


_______________________________________
www.artcal.xpg.com.br

21-04-2009 14:26:49
     
Janielen Cavalcante


De: João Pessoa - PB
registrado(a): 20-09-2008
Vera,
realmente fui assustada pelo vet dela. Ele disse q se eu tirasse o colar, ela poderia romper os pontos de tanto lamber e suas visceras poderiam sair pela cirurgia e falou que já havia acontecido isso com algumas gatas que foram socorridas lá no pet.
Ontem me distrai com ela e n pude evitar q ela lambesse o corte...hoje o lugar lambido amanheceu avermelhado e mais inchado que a parte que ela n lambeu :s não sei se foi coincidencia ou n...

Como vc lavava o local??? Vc dava banho nela durante esse tempo de recuperação? Ou tratava apenas com remédio??? Gostaria de saber se seria bom sempre lavar o local com agua morna antes de colocar os remedios ... :s

romrons


21-04-2009 19:44:45
     
Vera Vivas


De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
Prezada Janielen,

Não, meus bichanos ao serem castrados, fui orientada a não molhar o local com nada, so Rifocina spray e Furanil caso eles sujassem ,pra limpeza...mas não foi necessário.

Olha, eu sou leiga, apenas tenho  a experiência com meus felinos...mas, nenhum rompeu pontos ao lamber(são pontos muito especiais, resistentes...), e ficarAm bons ráPido, como te relatei....

Mas, acho que se é o caso de que ao lamber o local da ferida ter ficado avermelhada e vc se arriscar deixar sem o colar sem que o vet tenha autorizado...ai, melhor garantir  e manter o colar...vai que os pontos são dados com algum material diferente do que foi usado nos meus gatos!!Deus me livre, é muita responsabilidade...Porém, continuo suspeitando de que alguns prof exageram na dose....mas, que sou eu pra dizer o contrário?

Boa sorte,
VerA


_______________________________________
www.artcal.xpg.com.br

22-04-2009 15:08:11
     
Janielen Cavalcante


De: João Pessoa - PB
registrado(a): 20-09-2008
pois é Verinha, eu como vc tb acredito nesse exagero viu! Mas sinceramente, era muito bom q houvesse outra alternativa sem ser esse bendito colar, a bixinha fica toda tristinha ... dai q eu tiro as vezes e fico perto dela, ai começo a brincar ... ai gente ... vcs precisam ver, ela se realiza! kkkkkk ... e ota ... ela ta comendo feito uma bezerrinha, mas axo q sei pq isso ... é q ela n consegue comer com o colar, dai ela chega perto da comida e olha p mim, como q pedindo p eu tirar o colar ... ai eu tiro e ela fica comendo e enrolando! hehehehe ... e a manha ta rolando solta viu, é tanto ronron, esfrega esfrega ... linda demais ela!
Um xeru p vcs e ronrons d Milly


22-04-2009 19:50:57
Última edição por Janielen Cavalcante (22-04-2009 19:54:31)    
Vera Vivas


De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
Isso amiga, vá levando assim pra não estressar a felina....

Enfim...sabe, tive um gato que fez uma grande cirurgia de retirada de pele infeccionada por brigas de machos, ele usou colar 57 dias...foram 57 dias que eu: levantava de noite e tirava o colar e ficava hoooooooooras com ele , ele comendo(me enrolando claro)...e de dia a mesma coisa....era um tira coloca colar...umas 100 x dia, mas valia a pena, ele não ficou nada com traumas...uma maravilha de gato....Eu de olheiras e perdi alguns kgs muito bem vindo!! (risos)

Boa sorte e qquer coisa, estamso aqui!
Vera


_______________________________________
www.artcal.xpg.com.br

23-04-2009 13:36:09
     
adriana


registrado(a): 18-05-2006
Oi meninas!

Janielen, quando eu castrei a Daiane tivemos de colocar o colar nela, então entendo como é sofrido esse troço...

Gostei da idéia do vet dos bebês da Vera, e acho que ele tem razão em deixar os bichinhos livres após a cirurgia, pois como seria se fosse na natureza?

Mas divagações a parte, a Daiane usou o colar e só no final da recuperação, quando o corte já estava quase seco externamente, numa dessas tiradas de colar para comer, ela lambeu e tirou um ponto... Tinha de ver meu desespero, pois estávamos indo ao vet para o retorno (rs).

Quando chegamos lá ele avaliou e disse que estava cicatrizando bem e que aquele ponto devia estar solto, por isso saiu na lambida. Mas que era para eu colocar um micropore largo sobre o corte, para que ela não ficasse fuçando. Fiz isso, mas ela arrancava o micropore também... Eu nunca fiz cirurgia, mas acho que deve coçar qdo está cicatrizando, por isso toda essa lambança, né?

No final tudo deu certo, bem cicatrizado e sem inflamações...

E a idéia do body de bebê é ótima também... Eu sei que tem um vets que fazem roupinhas de meia calça, mas nunca vi uma feita...

Bjinhos, Dri.


_______________________________________
..^ ^..
(=';'=) Bjoks, Daiane & Adriana.
  >º<

24-04-2009 13:04:14
     
Vera Vivas


De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
olá Jenielen e Adriana,

Falando em liberdade....a filosofia deste vet de meus bichanos aqui no interior do RJ( e uma outra amiga do sul, grande médica veterinária  e escritora sobre o assunto) , tem haver com a minha....aprendo com estes lindos felinos, a "trabalhar o apego/desapego" de forma a viver melhor eu própria , me tornando mais calma, segura no trato com eles e deixá-los livres um pouco tbém...uma liberdade vigiada, bem entendido, cuidada, sempre atenta às mudanças de comportamento...mas deixando que sejam "bichos" tbém...livres!!!

Com eles e ajuda de bons profissionais pra eles , aprendi e aprendo  cada dia, que bichos não são bonequinhos pra se brincar, nem como filhos, não podemos segurá-los eternamente, protegendo-os de tudo e todos os riscos...e assim, eles deixarem de serem bichos felizes tbém....eu não gostaria de uma prisão!!! e não aquero para meus felinos, que são na essencia animais que amam liberdade.

Aqui eles teem uma portinhola pra entrar e sair quando querem(bem entendido que móro dentro d e um enorme cond de casas) , tenho um macho castrado, mas muito territorialista...esta madrugada mesmo, acordei com enorme briga que ele fez por um macho vir no quintal....ficou todo mordido, arranhado...perdeu alguns pelos, mas não o moral!!!Todo orgulhoso de colocar o outro pra correr da casa dele(entrou naquela pose de macho dono do pedaço) ...uma graça!!Então, não os privo de serem gatos!

Mas, a realidade de quem móra em cidade, moro tbém parte do ano em SP...e não é vida que levo pros meus felinos...Eles ficam só em casa!!....eu sei que vcs, morando em cidades, não podem proporcionar esta mesma vida pros amigos felinos...mas, não fiquem tbém tão estressadas com coisas que não são tão complexas e nem tão "perigosas".

Boa sorte amigas.
Vera


_______________________________________
www.artcal.xpg.com.br

24-04-2009 13:46:38
     
Janielen Cavalcante


De: João Pessoa - PB
registrado(a): 20-09-2008
Oi Verinha ... vc pensa bem como eu sabe ... n gosto d privar minha gatinha d liberdade, por isso to sofrendo tanto em ver a coitadinha com esse colar ... consegui uma roupinha d bebê e amanhã mesmo vou adaptar p ela ... pelos menos vai tirar aquele peso da cabeçinha e vai poder comer a vontade, sem depender da gente p isso, n q eu me negue, jamais, axo até prezeroso olhar ela comer, mas ela tem q se sentir livre até p se recuperar melhor!
Um xeru p vcs e obrigada pelas dicas


24-04-2009 19:52:06
     
adriana


registrado(a): 18-05-2006
Oi meninas, nem me fale em liberdade...

Moro em um apartamento em SP, que nem é tão pequeno, mas não consigo dar o acesso que vocês dão, para minha Daiane...

Até tentei uma época descer com ela de coleira peitoral (para evitar fugas súbitas), e no meu colo, para dar uma volta pelo condomínio aos sábados bem cedinho, mas logo chegaram várias crianças querendo passar a mão, daí tive de subir pq a bichinha ficou toda assustada com o assédio...

Eu e meu esposo gostaríamos de ter uma casa, está em nossos planos inclusive, e quando isso acontecer a Dai vai ter mais liberdade e quem sabe, um irmãozinho persa preto e branco (rsrsrs)...

Bjs e boa semana!
Adri.


_______________________________________
..^ ^..
(=';'=) Bjoks, Daiane & Adriana.
  >º<

27-04-2009 12:19:53
     
Rita Lopes


De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
Tenho estado um pouco afastada, mas no meu caso que é muito importante não lamber a ferida (nem ele, nem os outros) fui obrigada a inventar um monte de roupinhas até chegar numa que ele tivesse mais liberdade de movimento.

Hoje ele já consegue subir em cima da geladeira com o último modelo. E se ele for operar daqui a quinze dias vou ter que fabricar mais modelos, pois a cirurgia é bem extensa e bem na dobra da coxa traseira.

É uma pena que não sei por fotos na internet, pois poderia servir de ajuda.


27-04-2009 18:19:05
     
Janielen Cavalcante


De: João Pessoa - PB
registrado(a): 20-09-2008
Oi gente ... hje minha Milly retirou qse todos os pontos, só falta um q tava um pouco inflamado, dai o vet preferiu retirar apenas sexta ... incrível como ta cicatrizado, n da nem p ver o risquinho do corte! N vejo a hora ela tirar logo o bendito do último ponto p ficar livre livre ... hehehe

28-04-2009 21:05:07
     
Gabriela Nascimento


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 20-03-2011
Boa noite pessoal, vou aproveitar este tópico pois preciso da ajuda de vcs...
Levei a mel para castração/esterilização na quinta feira passada, sinceramente foi horrível, fiquei traumatizada, ela ficou muito debilitada... Demorou quase 24 hrs para passar o efeito da anestesia, o veterinário me recomendou comessar com a medicação no dia seguinte: o enrofloxacina 50 mg meio comprimido durante sete dias(QUE EU NÃO CONSEGUIA DAR DIREITO COMO COMPRIMIDO, POIS ELA BABA MUITO ENTÃO AGORA ESTOU AMASSANDO E MISTURANDO COM AGUA E DOU NA SERINGA), cetoprofeno três gotas durante três dias e rifocina spray ou povidine ou merthiolate durante 10 dias, Eu estava aplicando o merthiolate mais mudei pq em volta dos pontos esta bem vermelho e com uma gosma amarela que eu acho que é pus, agora estou limpando com água oxigenada para limpeza de ferimentos, rifocina spray e só agora é que estou colocando a roupinha nela com uma gase colada por dentro da roupa..

Gente será que estou fazendo certo, estou com medo de inflamar mais, ou de a inflamação estar por dentro.. e quantos dias ela não pode pular nos locais ela não aguenta mais ficar no quarto.. eu to com uma peninha dela...

Me ajudem por favor!!!

beijos


_______________________________________
Mel ( Persa )
Toddy ( SRD )

../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~

11-07-2011 23:48:08
     
Vanessa Covre


registrado(a): 22-05-2011
Ola Gabriela, pode ter infeccionado alguns pontinhos, entao nao pare com o antibiotico nem o merthiolate, continue com o rifocin, nao use agua oxigenada pois atrasa a cicatrização, pode continuar usando a roupinha se vc fizer o curativo todos os dias senao vira meio para bacterias tb, se nao fizer o curativo e ela nao mexer nos pontos melhor deixar aberto se ela nao ficar em lugar muito sujo.
bjinhos


_______________________________________
Vanessa Covre
CRMV 11006 RJ
Pos graduanda em clínica médica e cirurgica de felinos

12-07-2011 10:37:24
     
Gabriela Nascimento


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 20-03-2011
Então, estou limpando duas vezes por dia de manhã e a noite, estou colocando gase por dentro da roupinha e troco sempre que limpo, se eu não for limpar com água oxigenada com o que seria bom para fazer a limpeza? e estou passando rifocina spray tambem..

Hoje anoite quando limpei notei que o pus esta em menas quantidade, grosso como se fosse um catarro.. eca! Mais isso pode ser um sinal de que esta secando??

E a barriguinha dela esta com algumas partes mais duras, sabe quando aperta ou passa o dedo vc sente dentro da barriga duro como se fosse um calombo mais não está inchado só duro.. fiquei muito preocupada com isso o que pode ser??

por favor me ajudem.. estou com muitas duvidas e muito preocupada com ela..

Como fazer este procedimento de limpeza para que melhore o pus..


beijossss

Ah e se eu deixar sem a roupinha ela fica lambendo..


obrigada !


_______________________________________
Mel ( Persa )
Toddy ( SRD )

../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~

12-07-2011 23:45:52
Última edição por Gabriela Nascimento (12-07-2011 23:49:21)    
Vanessa Covre


registrado(a): 22-05-2011
Ola Gabriela,

pode fazer a limpeza com solucao fisiologica, passar o merthiolate e depois a rifocina pois tem antibiotico tb, esses "calombos" devem ser os pontos que vc esta sentindo, se o vet fez com fio reabsorvivel somem em 2 meses mais ou menos.
O importante é ela estar num estado geral bom como comendo e fazendo o que ela fazia antes normalmente.

Se continuar essa infecçao seria melhor vc ver com seu veterinario para trocar o antibiotico oral, volte nele que ele pode avaliar melhor o estado dos pontos.

bjinhos


_______________________________________
Vanessa Covre
CRMV 11006 RJ
Pos graduanda em clínica médica e cirurgica de felinos

13-07-2011 10:14:49
     
Gabriela Nascimento


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 20-03-2011
Ah hoje quando eu fui fazer a limpeza os pontos estavam limpinhos sem nada de pus.. ebaa !!!  ufa que aliivio ..

Ela ta comendo e bebendo agua direitinho, e fazendo suas necessidades tbm ..

Acho que esta bem melhor ...


obrigada Vanessa!

beijoss


_______________________________________
Mel ( Persa )
Toddy ( SRD )

../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~

13-07-2011 13:02:37
     
Luanda Medeiros


De: Ribeirão Preto - SP
registrado(a): 29-08-2008
Olá, pessoal do fórum. Faz um tempão que estou sem dar notícias, mas quando vi este tópico tive que dar um palpite. Minha gata Sharon fez a castração dia 19/07...A cirurgia foi feita com anestesia inalatória e ela ficou super bem, voltou da anestesia muito rápido. Mas o que eu quero mesmo falar é sobre a discussão do colar. Ela usou o colar direitinho e como eu ficava com dó e retirava pra ela comer, foram 5 minutos de discuido e 1 ponto arrancado. Resultado: hoje dia 03/08 os pontos ainda não fecharam totalmente, inflamou, tive que dar mais antibióticos e antiinflamatórios para ela, além do que já deveria ter tomado. Moral da história: é melhor sofrer um pouquinho do que ficar vários dias a mais com medicamento e mais dor.
Ela está linda, adora fazer curativo no corte...acho que coça heheheheh...
Uma dica...deixem sempre o local do corte sequinho. Nada de molhar e deixar molhado não...um abraço a todos


03-08-2011 09:19:55
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.