Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Alopecia Psicogênica ou alergia à areia higiênica?    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Camilla Patricia


De: Natal - RN
registrado(a): 04-03-2012
Olá, forunlinos!

Minha história é um pouquinho longa. Por meio dela, gostaria de ser ajudada e ajudar outros que passam pela mesma triste situação. Bem, tenho duas gatinhas SRD. A Lili é super saudável, brincalhona, carinhosa, ativa... Mio tem uma personalidade bem forte. Faz e recebe carinho quando quer. Não gosta de colo, e mais conversa do que mia. Pois bem, é sobre ela que eu vou falar.

Adotei Mio em fevereiro de 2011. Peguei-a em uma parada de ônibus, vacinei, vermifuguei e castrei. Em setembro de 2011, ela apresentou uma feridinha bem pequenininha, que mais parecia uma mordida de formiga na barriga. Achei que não fosse nada. Para minha tristeza, essa feridinha se alastrou e se tornou uma ferida enorme. O pêlo começou a cair e fazer falhas, onde apareciam manchas de sangue, porque ela mordia. Levei-a ao veterinário em outubro. Ele diagnosticou o problema como fungo e passou: Crema 6A para aplicar, Tintura de Calêndula para limpeza e Sulphur 6H, via oral. Além disso, o colar elizabetano deveria ser utilizado. Fiz todo o tratamento direitinho. Ao final dele, ela estava bem melhor. Acontece que no periodo, adotamos a Lili. Mio passou uns dois dias estranhando a irmã, mas logo se deu bem com ela. Acontece que nesse pequeno período de estresse, a ferida arrebentou de novo e começou uma via crucis. Voltamos a colocar o colar, ela conseguia tirar, lambia e lá vai piorar mais e mais. Em dezembro, levei-a  a outro veterinário, que diagnosticou uma infecção bacteriana, provavelmente porque dávamos banho demais nela. Passou 2 injeções de Convênia e Frontline contra pulgas. Fiz mais uma vez todo o tratamento bem direitinho. Nisso tudo, Mio ficou mais de 3 meses com aquele colar. Depois que tudo terminou, o pêlo nasceu e  cobriu as falhas, que a pele da barriga já estava toda branquinha de novo, tiramos o colar e para nossa infelicidade, Mio lambeu feito louca aquela barriga e tudo ficou vermelho de novo. Não ferido exatamente, mas muito vermelho. A parte lombar onde tinham as feridas da infecção e que já tinha pêlo, ela mordeu até arrancar a pelagem. Como ela tinha escapado várias vezes do colar e lambido várias vezes nesse processo de forma nervosa, o veterinário me indicou um spray super amargo, chamado Bit Stop, mas para minha surpresa, após aplicar na barriga dela, ela lambeu todo o produto e depois ficou até com dificuldade de comer e beber, porque o troço é amargo mesmo! Pesquisei esses sintomas e vi que pode se tratar de uma alopecia psicogênica, provavelmente consequencia do estresse devido o uso prolongado do colar. O temperamento dela também mudou. Ela que já tinha a personalidade forte, ficou mais arredia ainda. Parece que perdeu a confiança em mim e no meu esposo. De vez em quando dou chá de camomila. Ela continua liberada do colar, que não quero colocar nunca mais nela. Depois fiquei pensando se além da questão psicológica, se ela não poderia ter desenvolvido alguma alergia à areia higiênica. Uso a Gato Limpo. Agora em abril a levarei ao veterinário novamente para tomar a anti rábica e para ele avaliar a situação dela.

Bem, este é o meu depoimento. Gostaria da ajuda de vocês. Alguém aqui já passou por algo parecido? O que fizeram?


19-03-2012 09:55:39
     
Camilla Patricia


De: Natal - RN
registrado(a): 04-03-2012
Gente, alguém pode me ajudar? Alguém com experiências parecidas?

26-03-2012 14:13:59
     
Lenice Raimundo


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 20-12-2009
bom dia amiga! eu tive uma experiencia com a minha gata muito arredia. nada resolvia e então compre felliway e melhorou bastante. tem produtos homeopatico que ajudam muito. procure aqui memso no forum que vc vai achar.
beijos e boa sorte.


27-03-2012 08:25:40
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.