Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Macho comendo o próprio cocô    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Keyla Assis


De: Belo Horizonte - MG
registrado(a): 30-11-2012
Olá Gateiros,

Consulto o fórum desde que começaram a surgir minhas dúvidas sobre a criação de gatos.
Tenho um persa exótico prata de 8 meses que castrei aos 7 meses. É o meu primeiro gatinho e decidi levá-lo pra morar comigo depois de me apaixonar à primeira vista. Amo animais de estimação e sempre tive cães, mas morava em casa. Por morar em apartamento e estar louca pela cia de um bichinho, decidi levar o gato por ser mais limpinho e independente, não precisar sair pra passear, não ficar cheiro de xixi em casa, etc...

Acontece que de uns dois meses para cá ele simplesmente parou de usar a caixinha de areia. Primeiro ele começou a fazer cocô fora do lugar. Era muito constrangedor principalmente quando havia visitas em casa. Uma vez ele subiu e fez em cima da mesa!
O xixi ainda fazia na caixinha, usava a areia Limp cat.

Desde a primeira vez em casa ele fazia tudo certinho! Exceto por uma única vez que fez xixi no meu edredon depois de eu ter dado banho nele em casa. Achei que pudesse ser retaliação. Pasdou um tempo e aí que começou a fazer coco. Eu brigava, levava pra caixinha, colocava o coco lá para ele ver que tinha que ser ali, sempre a deixava limpinha... Comprei um spray pra jogar nos lugares q ele fazia e nada. Meu namorado também brigava e tentava ensinar até que resolvemos castrar porque já estava na hora e talvez pudesse resolver o problema. PIOROU! Desde a castração ele não faz mais xixi na caixinha. Agora é xixi e coco pela casa.
Já troquei de areia, usei a de argila, sílica... nada. Quando coloquei a de argila ele começou a comer! Pensei que pudesse ser vermes ou coisa do tipo e liguei para a vet dele. Ela indicou dar o vermifugo e vigiá-lo para não comer. Quando coloquei a sílica foi a mesma coisa. Já misturei o granulado de trigo com a sílica e nada. Já deixei a caixinha bem limpinha, até lavando mais de uma vez por semana e nada. Já deixei mais sujinha para ele lembrar que é lá que tem que fazer e nada. Já mudei de lugar, coloquei na sala, quarto e nada. O pior, ele sempre nos recebia qdo chegávamos em casa, o meu namorado o pegava e passeava com ele no braço. Agora qdo ele chega e vai pegá-lo, faz xixi nele.
Já passei longos minutos com ele na caixinha e ele fez algumas vezes, mas só comigo lá... insistindo...

Bom, não resolvido este problema e de tanto tentar reeducá-lo, acho que ele ficou com medo e está comendo o próprio cocô. Minha diarista viu uma vez e eu vi outra. Quando acordo e não vejo nada de coco pela casa fico preocupada pois acredito que ele tenha comido. O que eu faço??

Comprei o feliway para tentar tb e não resolveu. Estou usando há umas 3 semanas. Viajei no natal e resolvi deixá-lo num hotelzinho só para gatos para ver se melhorava mas não adiantou...

Já procurei informações em alguns tópicos e tentei muito do que foi falado... só não achei nada a respeito de comer o prórpio cocô.

Gente, preciso de ajuda urgente! A vet. disse que era pra tentar outras areias e já fiz de tudo! Eu amo meu Tobias mas está ficando desconfortável chegar e ficar em casa pois tenho que trocar roupas de cama praticamente todos os dias. Antes ele subia na cama, brincava comigo de manhã super feliz. Agora nem ronrona mais... :(. Estou muito triste... queria vê-lo feliz e brincalhão de novo.

Desculpem-me pelo longo texto, não consegui ser muito objetiva. Se alguem puder dar uma luz... ficarei imensamente agradecida.


02-01-2013 14:02:43
Última edição por Keyla Assis (02-01-2013 14:07:39)    
Cia. do Gato Persa®


De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá forunlina Keyla,


Eu pesquisei em todos os livros que tenho sobre felinos aqui, pesquisei na internet e infelizmente não achei nada  de Coprofagia em gatos, pelo fato de ser quase inexistente este problema. É tão raro que não encontramos pessoas com relatos!
Pela minha experiência poderia fazer alguns comentários á respeito dessa situação pra tentarmos entender algumas coisas:
1- qual é a ração que ele usa, a ração é para adultos ou filhotes? ele sempre comeu esta ou foi mudada?
2- o local da caixa de areia fica perto dos alimentos?
3- vcs brigam depois que vêm o cocozinho fora do lugar ou brigam enquanto ele está fazendo e vc já vêm na hora?
4- vc consegue perceber se algo mudou? tipo seu namorado foi morar com vc, vcs arrumaram um cachorro, os móveis da casa  foram mudados, quero saber  pra entender qual o tipo de mudança que houve? vc mudou o pet shop? como vc leva ele no vet? ele é comportado ou não? ele acha ruim de sair de casa?
5- quanto tempo ele fica sozinho?
6- vc já tentou vários tipos de areia e  já tentou também mudar  por exemplo para jornal? apesar de eu ser contra, há gatos que infelizmente se adaptam e gostam!

Bom, alguma coisa que acho que pode estar acontecendo: as fezes dos gatos são ricas em proteínas, inclusive por este motivo muitos cães que sofrem de Coprofagia comem as fezes dos gatos ao invés de comer as próprias. Então seguindo esta linha de pensamento , acho que seu gato poderia ter algum tipo de deficiência de vitamina ou proteína. O ideal pra descobrir seria vc pedir a sua vet um exame de sangue, eu iria mais longe e faria exame de sangue, fígado, urina e fezes pra num primeiro momento descartar as possibilidades de falta de vitamina ou algum problema de saúde escondidinho!

Depois, se tudo estiver em ordem é o momento de começar a pensar em todas estas coisas que escrevi acima  e tentar responder, assim temos que ir eliminando as coisas que seriam possíveis, penso que talvez possamos encontrar uma solução ou pelo menos ajudar seu gatinho  pois ele não está no estado normal dele! A primeira coisa a fazer é parar de brigar com ele. Não d~em mais brincas, enquanto não fizerem todos os exames e pensarem o que poderia ser, nada de brincas, nem brigas, só limpem e continuem procurando  soluções adequadas para ele voltar á caixinha . Coloque a caixa sempre longe da comida e num lugar mais escondidinho onde ele fique mais  à vontade sozinho.



Cia. do Gato Persa
- IAMS, Hill's, Pet Nutrition, Virbac, Oragnnact, fortalecendo o nosso MIAU!
- Granulados Kelco: Nossos gatos recomendam!
- Linha de produtos para embelezamento DOM PET...nossos miaus, muito mais gatos!


Abçs 




_______________________________________
../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

02-01-2013 20:31:56
     
Keyla Assis


De: Belo Horizonte - MG
registrado(a): 30-11-2012
Obrigada pela pronta resposta.

Primeiro vou responder às suas perguntas:

1 - Ele come a Royal Canin para persa <12 meses porque ele simplesmente parou de comer a Matisse para filhotes. A Vet acredita que ele parou de comer porque ficou sozinho uma noite que viajamos. Viajei no sabado a tarde e fiquei menos de 24h longe dele e quando cheguei ele não comia nada! Só bebia água. Entrei em desespero porque nem iogurte, leite, wyskas sachê, nada ele comia. Ficou assim 4 dias até comecei a forçar com a ração batida e injetava na  boquinha dele com seringa. A vet pediu para dar o recovery e depois de uma semana ele começou a comer sozinha, mas só o patê misturado com ração. A matisse sozinha não. Foi aí que mudei e ele se adaptou.
2 - A caixinha não fica perto dos alimentos não. fica na área de serviço. mas já mudei pra sala e quarto tb. Ele tem 2!
3 - A gente brigava quando ele fazia, no momento em que víamos ele fazendo. Hj não brigamos mais...
4 - Ele é super comportadinho... Não tenho problemas para transportá-lo na caixinha e ele tomava banho no mesmo Pet. Um dia, por problemas de agenda, o levei a outro luar que achei horrível. Ele voltou com um cheiro de chiclete e grudando.. Resultado: Tive que dar outro banho nele em casa. Sei que cauasria estresse nele mas o cheiro era insuportável. Fiquei com dó... Eu e meu namorado já morávamos juntos quando ele chegou. Não houve mudança de móveis mas o meu cunhado veio morar com a gente desde outubro. Ele fica em casa o dia todo com o Tobias e gosta muito de animais tb. Não fica fazendo carinho mas dá comida e água quando necessário. O Tobias anda atras dele o tempo todo quando estão sozinhos. Esse fato concide com o episódio do banho em outro pet, aconteceu na mesma época. Por isso acho difícil falar se é uma coisa ou outra.
5 - Como disse, agora ele quase não fica sozinho, mas antes ele ficava sozinho de 8 da manhã às 19h.
6 - Nunca usei jornal. Estou usando papel toalha na caixinha de papelão que ele gosta de dormir e ele anda fazendo lá, mas fica tentando juntar e o papel dificulta. As outras  caixinhas são de plástico dessas normais de petshop. Então ele faz lá e faz fora tb.

Agora vou te contar o que houve ontem, que o levei a outro veterinário. Ele coletou a urina porque assim que o colocou na mesinha ele fez xixi. Foi apalpando a barriguinha e o Tobias foi fazendo muito xixi. Ele acredita que ele eteja com dificuldades de fazer, e o pior: estava com mais 40º de febre...:(. Continuou o exame e percebeu tb uma gengivite.

Eu ia colocar em novo tópico outro problema que vinha percebendo... pro de ontem não ficar tão grande. Ele está cambalenado ao andar, parou  de subir no sofá e tal. Tem dificuldades qse sempre ao aondar mas eu estava imaginando que pudesse ser o piso muito liso que o fizesse escorregar. Quano o vet tocou a coluna dele, bem próxima ao rabinho, ele bateu forte o rabo sobre a mesa. O vet achou o desconforto nesta parte e acredita que pode estar sentindo dor. Solicitou um raio x mas pediu para aguardar o resultado da injeção de ontem (analgésico + antinflamatório para a dor e antibiótico para a bexiga). Ele não sofreu nenhuma queda forte, só da cama que de vez em quando não conseguia subir direito, ele ainda é pequeno... tem 2,2kg.
O  vet pediu para retornar com ele amanhã para ver a reação mas acho que já vou levá-lo hj  à tarde pois o meu namorado me ligou dizendo que está muito quietinho embaixo do meu criado e nem se mexe...

Estou arrasada por vê-lo sofrendo desse jeito. Se for mesmo o problema na coluna, o vet disse que explica ele fazer tudo fora da caixinha, ele pode estar sentido dor ao agachar, daí faz onde estiver... se suja de xixi o tempo todo tadinho. Daí ao pensar nessa possibilidade fiquei tão triste de ter brigado com ele tanto tempo... Mas esse movimento estranho ao andar eu só percebi e fiquei preocupada há menos de 1 mês.

Vou pra casa agora e ver como ele está e tentar socorro novamente. Torçam p ele ficar bom logo, dá muita pena... Tá cortando meu coração.


03-01-2013 16:16:52
     
Cia. do Gato Persa®


De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá forunlina Keyla,


Eu continuo pesquisando e uma das coisas que encontrei seri inflamação ou infecção que pode fazer o gato comer as fezes.
EU realmente espero que seu vet encontre o problema. Sobre gengivite entendo bem pois tenho um gato com gengivite crônica, apesar dele tbem ser novo com 2 anos apresentou isso e eu vivo cuidando mas ele passou por maus bocados em função de ter que tomar corticóide pra isso. Tenho até um relato de caso dele no meu site. Enfim, dê notícias e vamos ver se é descoberto o problema porque gatos como te disse só fariam isso se estiverem com algum problema, ELes sao muito limpos e não é comum fazer cocozinho e xxi fora da caixa.



Cia. do Gato Persa
- IAMS, Hill's, Pet Nutrition, Virbac, Oragnnact, fortalecendo o nosso MIAU!
- Granulados Kelco: Nossos gatos recomendam!
- Linha de produtos para embelezamento DOM PET...nossos miaus, muito mais gatos!


Abçs 




_______________________________________
../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

03-01-2013 20:53:44
     
Keyla Assis


De: Belo Horizonte - MG
registrado(a): 30-11-2012
Infelizmente não tenho boas notícias... Na quinta fui de novo ao vet porque o Tobias estava muito prostradinho... Cabeça baixa e mais dificuldades para andar. O veterinário disse que não poderia dar mais medicamentos até sair o resultado do exame de urina. O fato de estar com a cabeça baixinha poderia ser insuficiencia de algumas vitaminas, ele poderia estar deixando de absorver alguns nutrientes da ração como vitamina B. Então o vet passou um complexo vitamínico para dar de 12h em 12h.
Retornei na sexta para buscar o exame de urina e o quadro do Tobias era o mesmo. Não deu nada de alterado no exame. Apenas leucócitos acima do normal que o vet disse que poderia ser porque ele estava com a bexiga muito cheia quando colhemos o xixi. Não tem cistite e nenhuma inflamação. Ele deu mais uma dose de antinflamatório + alnagésico para as supostas dores na coluna e antibiótico para tratar da gengivite. À noite o Tobias até brincou bastante o que me deixou mais animada. Ele brincava mesmo com a dificuldade de andar, brincava com os ratinhos e bolinha, sem subir em nada. Pensei que ele devia estar sentindo muita dor mesmo pois parace que o remédio fez efeito e ele se sentiu aliviado. Acontece que desde esse dia ele tb não conseguiu fazer mais xixi sozinho. O vet me instruiu a massagear a barriguinha dele, perto da bexiga para estimulá-lo a fazer. Funciona mas acredito que deva incomodá-lo bastante.

Sabado de manhã o levei para fazer o raio x da coluna. Mais uma vez, nada de anormal. Apenas o espaço entre as ultimas vertebras, bem perto do rabo, que estava menor do que os outros. O disco estava sutilmente menor, mas como é filhote, fica difícil dizer que o problema esteja aí. O vet pediu para continuarmos com os medicamentos para vermos a reação dele antes de fazer qualquer outro tipo de exame. Tobias ficou quietinho de novo, dormiu o dia todo... Ontem (domingo) foi o pior dia...ele quase não levantou. Comeu pouquinho e vejo que está bebendo cada vez menos água. Fez xixi só quando eu o estimulei e foi ficando triste e mais quieto ao longo do dia. Sofri tanto... mas decidi aguardar até hoje para levá-lo novamente à clinica onde eu já teria que voltar para mais uma dose dos medicamentos. Senti que ele piorou muito desde quarta passada, está cada vez mais difícil para andar, não tem força nas patinhas traseiras. Ele dá dois passos, cai de lado e para. Dá mais dois e para. Cambaleia muito... parece bêbado. Acredito que deva ser algum problema neurológico que está fazendo com que ele perca os movimentos.

Estou morrendo de pena gente. Não sei o que faço. Procurei outro veterinário, mas especialista em felinos e só encontrei indicação de um em BH. Já tentei contato mas ainda não consegui falar. Se alguem tiver uma indicação, me passem por favor.
Não quero ver o meu bichano sofrer desse jeito. Ele adora brincar e sei o quanto isso ta fazendo falta para ele. Hj pela manhã ele tentava brincar e caia... e eu caindo aos prantos tb...:(
Vou retornar ao mesmo vet agora à tarde e ver se mudamos o tratamento e continuar a procura por um especialista.

Se alguem tiver uma luz.... por favor.

At.,

Keyla.


07-01-2013 09:43:46
Última edição por Keyla Assis (07-01-2013 09:52:28)    
Keyla Assis


De: Belo Horizonte - MG
registrado(a): 30-11-2012
Consegui marcar horário numa clínica especializada : gatoleaodourado.com.br. Vou ver cmo será e depois posto mais aqui.

07-01-2013 12:04:47
     
Keyla Assis


De: Belo Horizonte - MG
registrado(a): 30-11-2012
Mais notícias...

Bom gente, saí da clínica ontem já era mais de meia noite e o ortopedista que atendeu o Tobias não conseguiu chegar a um diagnóstico. Certamente o problema dele é neurológico que pode ser genético ou derivado de algum trauma. Mais cedo consultei com outra vet da mesma clinica que indicou o ortopedista. Ele chegou a pensar que o problema fosse luxação de patela, o que aumentou muito minhas esperanças mas isso não explicava o fato do Tobias não ter controle sobre o xixi ou coco.
Quando o ortopedista começou a atender já achou que o problema não era esse. Colhemos sangue para fazer o exame das doenças infectocontagiosas e já deu negativo para leucemia e Aids felina. Os outros resultados sairão hj e amanhã. Ele tb pediu outro raio X, desta vez do torax. Causou estranhesa o estreitamento de uma vertebra mais próxima ao pescoço. Se houver realmente este estreitamento pode estar comprimindo a medula e impedindo o desenvolvimento e atrofia dos membros inferiores. (me perdoem se estiver falando besteira, mas to explicando resumidamente do jeito que entendi!!! Há vaários termos que não sei como utilizar). Os músculos das patinhas traseiras estão bem hipotrofiados. Mais que depressa perguntei qual seria a solução se fosse realmente este o problema. Me disse que será por cirurgia e muito delicada. No final, o vet ortopedista não soube me dizer realmente o que meu gatinho tem e que teríamos que continuar eliminando outros problemas. Acontece que se ele continuar sofrendo assim e, mesmo com a cirurgia, ficar sequelas... não vou aguentar. Acho egoismo da minha parte fazê-lo sofrer o resto da vida com esse problema... Meu coração tá partido mas já penso na possibilidade de sacrificá-lo.
Vou fazer mais um raio X hj e pedir com sinceridade para o veterinário me dizer as reais chances dele ter uma vida "boa" e ativa. Se não for possível, não quero esse sofrimento para ele. E antes que me julguem, gostaria que fizessem o mesmo comigo se algum dia ficasse impossibilitada de fazer minhas necessidades sozinha, me alimentar e me locomover.

Vou tentar descobrir se o Tobias tem irmãos com o mesmo problema mas vai ser dificil...
Continuarei a luta...
:(

Alguem conhece algum caso parecido?


08-01-2013 08:58:18
     
Eugenio Ferraz


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 15-02-2010
Oi Keyla, passei por um sufoco a 1 ano atrás com meu gatinho SRD.
Ele começou a apresentar os mesmos sintomas que o seu, não comer, beber pouca agua, dificuldade de locomoção, ficava o dia todo quieto, mas havia uma diferença, ele estava vomitando muito, tipo de hora em hora. O levei no vet e a suspeita foi de uma obstrução. Fiz um ultrassom nele e batata, estava com o intestino obstruido. Foi operado e graças a Deus se recuperou. Estou falando isso para que você não se desespere, talvez não seja um problema neurológico, nesse mesmo período dos sintomas ele também começou a cambalear e cair quando andava, achei exatamente isso, que fosse neurológico, mas na verdade não era.
A Vet e uma conhecida de uma Ong onde o adotei me ajudaram muito, creio que talvez ela possa lhe ajudar, se chama Lilian e segue o e-mail e telefone dela:
21 -22755208(ela disse que se fosse ligar hj, que fosse preferencialmente após as 23hs) e o e-mail é: oitovidas.lilian@gmail.com.Ela é muito prestativa e pode te ajudar.
Tem também a  Dr Heloisa Justem a melhor especcialista em felinos do RJ, mesmo estando distante ela pode te ajudar na análise do caso ou indicar um especialista aí em Minas:21 25793934 ou 21 25350941 Dr Heloisa Justem.
Espero que ajude e ficarei na torcida, vai dar tudo certo.


08-01-2013 17:15:39
     
Keyla Assis


De: Belo Horizonte - MG
registrado(a): 30-11-2012
Gente, infelizmente tive que tomar uma das decisões mais difíceis da minha vida. Sexta-feira decidimos pela eutanásia. Me doeu, partiu meu coração, mas pior foi viver essa semana de angústia, sem respostas e somente pioras progressivas no quadro do Tobias.
Desde a internação, na terça, ele parou completamente de andar/se locomover. So mexia a cabeça e mediante muito estímulo. Não conseguiram um diagnóstico mas se tratava realmente de problemas neurológicos. Os resultados do exame de sangue para n! doenças deram todos negativos.

Os veterinários queriam fazer mielografia, mas achei que era mais um sofrimento para ele e se fosse detectado aí o problema, depois da cirurgia as chances dele voltar a andar e ter uma vida quase normal, sem depender de nós para quase tudo, seriam mínimas.

Fui despedir do meu bichano na sexta e o deixei "dormir" pra sempre... Fica a dor de não tê-lo visto crescer (era um bebê de 8 meses) mas ficaram lições. Aprendemos muito, quero ficar com as melhores lembranças de um gatinho carinhoso e que adora brincar.

Obrigada pela força!

Espero que os primeiros sinais relatados no inicio do tópico sirvam de alerta para todos aqueles que têm um gatinho em casa. No meu caso não adiantaria muito ter procurado ajuda bem no início porque a situação se agravaria de qualquer forma. Mas pelo menos a busca incessante de explicações para outros problemas que imaginávamos existir não se justificará.

Boa semana a todos.

Keyla Assis.


14-01-2013 08:55:36
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.