Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Isóspora em filhote de 5 meses    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Ly C.


registrado(a): 13-09-2013
Olá, pessoal!

Bom, estou enfrentando uma barra muito grande com o meu pedacinho do céu, o Duke. O Duke tem 5 meses, é macho e é meu 2º grande amor. Meu marido e eu resolvemos comprá-lo de um gatil especializado na raça Russian Blue pelo seu comportamento e características de “não destruidor” e de não causar alergias. Sempre fui apaixonada por gatos, e meu marido sempre quis ter um animalzinho de estimação.

Encontramos a oportunidade naquele gatil e, quando ele chegou, eu chorava de tanta emoção e de tanto amor que tínhamos para dar àquele gatinho tão sensível. Me apaixonei completamente por esse docinho desde a 1ª foto que vi. E hoje, não preciso nem falar que não poderia mais viver sem ele, isso tendo apenas 1 mês de convivência.

Ele é doce, brincalhão, carinhosíssimo, sempre me "beija" quando acorda, todos que já o conheceram, se apaixonam.

Li muitos tópicos desse fórum e já chorei várias vezes. Antes de comprar esse docinho, não sabíamos que a saúde seria um grande empecilho. É devastador, deprimente levá-lo ao veterinário, vemos sempre muita tristeza e dor das outras pessoas com seus animais e não tínhamos pensado que isso também poderia acontecer com a gente.

Pois é, com quase 1 mês aqui em casa, já tivemos que levá-lo a uns 4 veterinários diferentes. Quando o Duke chegou, ele estava espirrando, achamos normal até pela mudança de estado. Moro em SP e ele morava no Sul. Achamos que ele estava amuadinho por conta da suposta gripe e o levamos a um veterinário recomendado. O veterinário só usou o estetoscópio e disse que ele estava perfeito. A carteirinha de vacinação dele e os exames de fezes também foram mostrados a esse veterinário. Passados 4 dias do 1º dia dele com a gente, detectamos uma gota de sangue fora da caixinha de cocô e ficamos de observar no dia seguinte. O Duke sempre fazia cocô com um cheiro fortíssimo e meio úmido (nada de diarreia) 1 vez por dia e sempre à noite ( e não cobria!! rs). No dia seguinte, havia outra gota de sangue fora da caixinha e, quando fui recolher o cocô, para o meu desespero, vi uma generosa gosma de sangue cobrindo suas fezes. Já havia chorado por achá-lo meio chateadinho por causa dos espirros, imaginem nesse dia, mãe de 1ª viagem sofre...

No mesmo dia, ligamos para esse veterinário para ver se ele poderia esperar mais uns 15 min depois do horário de fechar, pois  meu marido só poderia sair do serviço depois das 6 e esse veterinário fechava às 7, o problema é o trânsito caótico daqui. Para minha decepção,  ele se negou a ficar os 15 min, mesmo eu já tendo explicado o meu desespero para a recepcionista. Tudo bem, decidimos levá-lo a uma clínica 24h (Hospital dr Hato) aqui de São Bernardo, tivemos que pagar mais uma consulta. Fomos muito bem atendidos pela dra Fernanda Valvassoura, especialista em felinos. Ela sim mediu sua temperatura, cortou suas unhas, limpou seus ouvidos e disse que ele estava com um pouco de febre. Disse que era para comprarmos o Cat Lysin (suplemento alimentar) e misturá-lo à comida para aumentar a imunidade por causa dos espirros. Também receitou Ampicilina (antibiótico - 5 dias) e Maxicam (anti-inflamatório -3 dias) para a febre e respiração mais o VitaVet C por 15 dias. Pediu um exame de fezes e ela suspeitava de Giárdia ou Isóspora.

O Cat Lysin foi o único que deu problema. Ele não comia tanto quanto estava comendo e acabou vomitando toda a ração. Suspendi esse suplemento. Depois dos 5 dias de tratamento com o antibiótico, anti-inflamatório e VitaVet C, fizemos o exame de fezes. Quando recebi o resultado, fiquei arrasada: Isóspora spp +1. Comecei a ficar especialista neste protozoário. Não conseguia acreditar, como ele poderia estar com esse problema?? Não temos outro gato, moramos em um apartamento cheio de telas de proteção, não o deixamos sair à rua, como e por quê?

Bom, tínhamos que voltar à consulta e quando voltamos, para a nossa surpresa e desespero, a dra Fernanda havia saído da clínica. Pesquisei o nome dela e achei seu contato. O problema é que teria que pagar mais uma consulta sendo que eu ainda podia voltar por 1 mês ainda à outra clínica. Voltamos, falamos com outro veterinário sobre suas fezes. O Duke, depois da Ampicilina (acredito eu), não estava mais fazendo cocô com sangue, nem havia gotas. Ele continuava comendo MUITO, bebendo muito água e brincando bastante, mas ainda espirrava. Esse veterinário (dr Daher Pedro Filho) disse para continuarmos por mais 5 dias com a Ampicilina, ele precisava se fortalecer para entrarmos com o tratamento para a isóspora e receitou um remédio da Pfizer contra pulgas, pois eu havia encontrado uma andando nele um outro dia.

O problema é que achamos estranho os tipos de remédio que ele daria para isso: ele falou todos os nomes de remédios, mas não havia nenhum que havia pesquisado aqui e no google para isóspora de fato. Aí, resolvemos entrar em contato com a dona do gatil, sempre muito atenciosa e prestativa. Ela entrou em contato com a veterinária dela e recomendou que continuássemos mesmo com a Ampicilina por mais 5 dias e que déssemos 1/2 de Drontal e, depois de 15 dias, mais 1/2 comprimido. Se, neste intervalo de 15 dias, ele tivesse diarreia, era para começarmos com Giardicid. Assim que demos o Drontal, ele começou a ir ao banheiro de 2 a 3 vezes por dia. Sempre que ele faz cocô, retiro o plástico que cobre a caixinha de areia (mais fácil, pois como a areia não fica em contato com a caixa, não preciso lavá-la toda a vez, só fecho o saco e troco por outro mais a areia) e passo lencinho umedecido para limpar o resto de cocô que pode ficar nas patinhas e no ânus, ele odeia, mas é para o bem dele...

A 2ª dose de Drontal será dada no dia 29, mas não notamos melhora. Na verdade, não entendemos por que já não foi indicado um remédio específico para isóspora, à base de sulfa, etc...Esses dias, encontramos gotas de sangue novamente, é sempre fora da caixinha e 1 só, mas não percebemos sangue no cocô, até por que, ele anda cobrindo.

Para mais um desespero, não bastasse a luta contra esse maldito protozoário, o Duke estava muito apático ontem. Notamos que um de seus olhinhos estava muito fechado e opaco. Nunca havíamos visto ele tão xoxinho. Não queria nem comer e ainda fez um cocô bem molinho e com pequenos pontos de sangue. Para animá-lo um pouco mais e ajudar seu intestino, fiz a sopinha da Roseli e ele amou. Hoje, notei que ele está conseguindo abrir mais o olho, mas ele continua com uma aparência estranha. Está brincando mais, está comendo a ração e a sopinha. Acho que ele deve ter se machucado ao se esfregar em alguma coisa, só não fazemos ideia com o quê, pois aqui não há nada pontiagudo e sempre deixamos suas unhas bem curtinhas. Levaremos ele a outro veterinário (mais uma consulta a pagar), dessa vez, um especializado em felinos e comentaremos sobre a isóspora e o tratamento e, principalmente, sobre o olhinho. Tentamos contato novamente com a outra veterinária, mas ela não atendeu. Espero que, dessa vez, tenhamos mais sorte com veterinário.

Olha, gente, esse mês está sendo muito barra. Quando vc poderia imaginar que, comprando um gatinho, poderia ter tantos problemas de SAÚDE em um só mês? É desesperadora essa sensação de impotência, de não saber se o diagnóstico está certo, se ele está bem ou não...só quem ama muito, sabe. Fico tão chateada por não ter certeza se ele está bem que nem dormir direito ando dormindo.

Na verdade, estou relatando o caso do Duke para ajudar quem também está enfrentando uma situação parecida e compartilharmos informações. Ele ainda espirra, uns dias mais, outros menos, mas espirra. Todos os remédios já foram dados, só falta mais uma dose do Drontal e do remédio de pulgas. E agora essa do olhinho...

Não sei se a isóspora está evoluindo, não há diarreia por enquanto. Ele come DEMAIS e bebe muita água, espero que esse "comer demais" não seja por causa da isóspora. Só não entendo o porquê do Drontal...

Pessoal, desculpe pelo texto enorme, mas era preciso escrever os detalhes para ajudar ou até alertar quem está na mesma situação...

Se alguém tiver alguma opinião quanto aos espirros, ao olho e ao Drontal, ficarei muito agradecida. De qualquer forma, vou postando a minha luta de mãe de 1ª viagem aqui, só não quero mais ter novidades desagradáveis toda a semana :-/

Bjos


23-09-2013 10:49:39
Última edição por Ly C. (09-12-2013 12:48:07)    
Ly C.


registrado(a): 13-09-2013
Oi, pessoal!

Bom, seguinte, resolvi chamar a veterinária Fernanda, pois ela pôde vir a minha casa hoje de manhã. Ela disse que o Drontal geralmente não resolve a isóspora, então passou Giardicid Suspensão de 12 em 12h por 5 dias, intervalo de 5 dias e mais 5 dias de tratamento.

Ela também examinou o olho do Duke que, por sinal, está opaco puxado para o escuro e vermelho na parte branca. Disse que não acredita que tenha ocorrido perda ou ferimento profundo, pois ele estaria com o olho bem fechado. Ele ficou com o olho bem fechado no 1º dia, percebi que estava meio dolorido ou sensível. No 2º dia, ele já abriu o olho, mas estava opaco, escuro e meio avermelhado, como hoje.

Para isso, ela receitou Biamotil D por 10 dias...coitada de mim para fazer o Duke aceitar o colírio... Ela também passou um remédio homeopático de Arnica Montana 30 CH, pois ajuda se tiver sido algum trauma.

Disse também para continuar com o Drontal, como havia sido indicado, não há problemas, mas também não trataria a isóspora :-/

É isso, vou postando aqui as melhoras do Duke e espero que essa fase chata passe logo!!

Bjos


24-09-2013 12:35:42
     
Cia. do Gato Persa®


De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá forunlina Ly ,


Uau, é verdade  o texto é longo mas é necessário! :)
Depois que tiver a opinião dela nos escreva sim pra sabermos como está seu filhotinho.
O colirio que a vt receitou pra vc é ótimo, uso aqui no gatil há muitos anos. Mantenha ele na porta da geladeira  pra ele se manter estéril. Seu beb~e ficará bem.
Continue com a Sopinha que ela ajuda  a manter  o animal bem e saudável. leia o caso da Gina que vc verá que ajuda bem.


Cia. do Gato Persa
- IAMS, Hill's, Pet Nutrition, Virbac, Oragnnact, fortalecendo o nosso MIAU!
- Granulados Kelco: Nossos gatos recomendam!
- Linha de produtos para embelezamento DOM PET...nossos miaus, muito mais gatos!


Abçs 




_______________________________________
../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

24-09-2013 20:57:53
     
Ly C.


registrado(a): 13-09-2013
Olá a todos!

Obrigada, Roseli, pelo apoio e pela orientação =D Esse site tem me auxiliado muito!!

O Duke tomou o Giardicid por 5 dias e agora está no intervalo de 5 dias para recomeçar o tratamento por mais 5 dias de novo. Logo depois da 1ª fase do tratamento, percebi uma melhora no cocô, está mais sequinho, escuro e parece que não há sangue. A sopinha tem sido um remédio pra ele. Não está mais espirrando e parece estar mais forte. Também comecei a dar o Cat Lysin de novo, misturado com água e ele não vomitou, está tomando certinho.

Quanto ao olho, ele já melhorou, está sem nenhuma manchinha, o tratamento com o colírio acaba amanhã e, com a Arnica, acaba daqui a 7 dias (detalhe que a solução de Arnica dá um pouco mais de sono a ele, acredito por ter álcool, mesmo em quantidade baixíssima). O problema é o outro olho, que postei aqui também, esse ainda está embaçado, começamos o tratamento há 4 dias, vamos esperar, mas acredito que deva dar tudo certo.

Vamos ver se as coisas com relação à saúde dele vão melhorando. Vou postando aqui :-)

Bjos!!

(A continuação desse caso está nos tópicos "Problemas com olhos" e "Diagnóstico: PIF")


03-10-2013 15:59:44
Última edição por Ly C. (06-10-2013 17:27:03)    
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.