Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Problemas com olhos    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Ly C.


registrado(a): 13-09-2013
Olá, pessoal.

Há alguns dias, mencionei aqui que meu gato de 5 meses está com isóspora e começou a ser tratado com Giardicid após o insucesso do Drontal.

Ele também estava espirrando, mas os espirros diminuíram. Há 1 semana, percebemos que ele não queria abrir o olho esquerdo, ficou bem desanimado e só dormia. No dia seguinte, ele já conseguia abrir o olho, mas estava bem escuro, opaco e com uma mancha marrom. A veterinária recomendou Biamotil d de 2 em 2h no 1º dia, de 6 em 6h no 2º e de 8 em 8h a partir do 3º dia por 8 dias e um remédio de homeopatia feito com Arnica (dado via oral) por 10 dias. Hoje, após 1 semana de tratamento, o olho está bem limpo e a mancha marrom já está bem menor.

Mas hoje também, ele acordou com o olho direito bem fechado e está bem amuado, como da outra vez. Se assusta quando tem coisas muito perto da visão e ao tentarmos abrir esse olho, a membrana do canto fica cobrindo o olho todo (como da outra vez). Parece que a parte branca está vermelha, mas não dá pra ter muita certeza. Não há secreções por enquanto. Não tenho outros gatos e ele não sai de casa nunca.

Acho estranho que há 1 semana tenha dado o mesmo problema. Pode ser conjuntivite ou é mais provável que ele tenha batido o olho em algum lugar? Como consigo diferenciar uma contusão de uma conjuntivite? Já comecei a pingar colírio nesse olho também, mas não sei mais o que fazer...

Obrigada.


30-09-2013 08:33:58
Última edição por Ly C. (30-09-2013 08:35:03)    
Ly C.


registrado(a): 13-09-2013
Olá, pessoal.

Após 5 dias de tratamento com Biamotil D nesse outro olho infeccionado, o embaçamento ainda continua. Houve uma pequena melhora, mas o Biamotil D fez um efeito bem rápido no olho anteriormente acometido, e nesse parece que está mais devagar.

Entramos em contato com a veterinária Fernanda Valvassoura e mandamos algumas fotos. Ela disse para iniciarmos o tratamento com acetato de prednisolona 1%, pois este é anti-inflamatório e tem ação mais rápida. Antes, era uma suspeita de conjuntivite, agora, pelo parecer da foto enviada, é uveíte.

Alguém poderia me dizer se esse medicamento é eficaz? De acordo com a veterinária, o tratamento com Biamotil D deve ser continuado juntamente com acetato de prednisolona 1%.

Como sei diferenciar uma conjuntivite de uma uveíte? É simples assim? Ela disse que, por não ter melhorado tão rapidamente, pode ser que seja uveíte posterior...como assim?

Obrigada!!


04-10-2013 11:37:46
Última edição por Ly C. (09-12-2013 12:51:10)    
Cristina Silva


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 22-09-2013
Olá Ly, tenho 6 gatos e felizmente nunca passei por isso. Mas lendo seu relato me ocorreu que já passei por problema parecido em começar a duvidar do tratamento que o vet estava dando a meu bb, se eu não tivesse procurado outro vet meu bb teria morrido, o vet passou uma dose cavalar de Giardicid e não passou nenhum protetor hepático, ele quase morreu. Talvez fosse melhor procurar outro vet. antes que a situação piore.
Abs.


04-10-2013 21:53:45
     
Ly C.


registrado(a): 13-09-2013
Oi, pessoal...

Postei o último tópico na 6ª feira, dia 04.10.13. No sábado, segui o ótimo conselho da Cristina e levei meu príncipe a um oftalmologista. Após exames eficientes, o excelente oftalmo dr Valter Yoshio, do Hospital Veterinário Dr Hato, em SBC - SP (bem disputado, por sinal), diagnosticou uveíte anterior e passou acetato de prednisilona 1% (como a outra dra). Ele foi bem esclarecedor, disse que poderia ser ocasionado até mesmo pela isóspora ou, pior ainda, por PIF e afins...

Hoje, o olho do Duke está quase 100%. Recomendou que passássemos por outra especialista em felinos. Passamos hoje, domingo 06.10.13, por uma dra bem arrogante chamada Thaís. Ela foi bem enfática em dizer que, se gatos de menos 1 ano têm uveíte, é 99% de chance que eles tenham PIF.

Ficamos e estamos em prantos, apavorados. Lá mesmo, ela já realizou o exame de sangue nele e deram alterações, constatando PIF, segundo a veterinária arrogante. Ela receitou Interferon e Dermacorten 5mg, mas não darei mais uma gota de remédio (ele já está entupido de tanto remédio que dão) até ter certeza absoluta desse diagnóstico, já que ele ainda come e bebe muito, além de ter engordado 400 gramas de 2 semanas para cá.

Estamos sem direção e apavorados...pensamos e conversamos muito (meu marido e eu) e levaremos meu pedacinho do céu a um veterinário que dizem ser o melhor, o dr Archivaldo, marcaremos amanhã...

Entramos em contato com a dona do gatil e ela está incrédula. Disse que os pais do meu lindo fazem exames anualmente e não possuem o Coronavírus. Tenho um exame feito antes de ele vir para nós, certificando que ele tem PCR negativo.

O resultado do exame de sangue é este:

Característica    Absoluto    Relativo    Un. Abs.    Un. Rel.    Absoluto    Relativo
Albumina    2,71        g/dL        2,1 a 3,5   
Proteínas Totais    10,07        g/dL        4,7 a 8,6   
Globulina    7,36        g/dL        2,6 a 5,1   
Relação Albumina: Globulina    0,3        g/dL        0,4 a 1,3   

Realmente, a quantidade de proteína está alta e também a relação albumina: globulina, mas ainda temos esperanças por termos falado com a dona do gatil.

Torçam pelo meu menino, por favor. Ele foi a maior luz que tive na vida. Deus não pode me tirá-lo...


06-10-2013 17:05:34
Última edição por Ly C. (09-12-2013 12:42:00)    
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.