Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Dermatofitose de gato para humanos    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Sarah Oliveira


registrado(a): 24-09-2018
Olá,

tenho um filhotinho persa de 5 meses (se chama Boris) que em menos de um mês comigo passou por alguns perrengues que me assustaram bastante (já chego no ponto da dermatofitose):

Ele veio para mim com 4 meses e, no terceiro dia em que estava comigo, teve um prolapso retal (saiu o intestino grosso para fora). Levei na veterinária na madrugada mesmo e ele teve que passar por uma cirurgia que consiste na técnica de sutura em bolsa de tabaco. Só que com os pontinhos no ânus ele teve dificuldade para fazer cocô e acabou criando fecaloma e teve que fazer umas lavagens até normalizar o intestino de novo. A veterinária disse que não sabe explicar o motivo do prolapso, pois ele não estava com diarreia nem com fezes duras ao ponto de causar um prolapso.

Por cerca de um mês o gato comeu apenas ração pastosa e tomou Lactulona para ajudar a deixar as fezes mais fluidas.

Depois do prolapso, levei na vet de novo e ela disse que ele estava com otite, possivelmente sarna de ouvido. Por duas semanas usei os medicamentos Natalene e Epiotic nos ouvidos dele. Nesse ponto eu já havia notado uma marca na minha perna, mas achei que era picada de pulga, pois no pet shop em que deram banho nele disseram que ele estava com pulgas. Apliquei o Revolution nele e fiz limpezas sistemáticas na casa com K-ohtrine dissolvido em água para eliminar o que houvesse de pulgas (embora eu não tenha enxergado nenhuma).

Só que quando retornei à vet (a otite já curada) ela notou que a pele do Boris estava grossa, ele estava perdendo pelos e disse que o que eu tinha na minha pele não era picada de pulgas mas era um fungo que peguei do gato e que ele teria que ser tosado e medicado durante dois meses com Itraconazol.

Nesse ponto, desesperada, entrei em contato com a criadora que foi muito solicita e se ofereceu para ficar com ele nesse período de tratamento. Ela me acalmou e disse que não era o caso de uma tosa, mas de dar banhos diários com Cloresten e de dar o Itraconazol por cerca de 20 dias.

Alguém aqui já pegou dermatofitose de gato? Eu fui ao hospital e o clínico geral de plantão me receitou Itraconazol por 10 dias e passei o creme Canesten e depois o Troq-N. As lesões apareceram nos braços, no peito, axilas, pernas e costas. Se espalhou bastante porque demorei para ir ao médico, já que achava que isso tudo era picada de pulgas.

Depois dos 10 dias tomando Itraconazol, fui à dermatologista que analisou as lesões (pois seguiram aparecendo, só que diferente das primeiras). Ela disse que essas de agora não parecem oriundas de fungo, mas parecem um eczema de alergia que poderia ser do pelo do gato (mas acho estranho pois o gato nem está comigo esses dias, e se fosse alergia a ele eu teria tido logo no começo né?).

Esse relato todo é para saber se alguém aqui no fórum também pegou dermatofitose do gato, se é comum o persa ser acometido de novo com essa micose e se ela for recorrente, existe risco de o dono pegar novamente?

Estou bem sobrecarregada e preocupada com essa história toda. Ele deve retornar para mim em uma semana recuperado (como falei, a criadora está dando toda a assistência de cuidar dele nesse período e as dúvidas que compartilho aqui também vou compartilhar com ela quando for buscá-lo).  Isso tudo tem a ver com queda de imunidade né? Vocês têm uma indicação de vitaminas para aumentar a imunidade de filhote?

Muito obrigada pela ajuda, só de fazer o relato eu já me sinto mais tranquila.


_______________________________________
Sarah

03-10-2018 00:04:56
     
Cia. do Gato Persa®


De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá amigos Forunlinos,


As vezes temos uma mensagem aqui no Fórum que  "aparentemente" está sem resposta.  Vou justificar: as pessoas acabam entrando em contato através de outros canais, no caso deste tópico por exemplo, a pessoa entrou em contato diretamente e conversamos bastante.

E sim, a resposta é sim, gatos podem nos passar fungos, claro!  Mas são dermatofitoses que se tratam e a resposta é  de 100% de cura.
Muitas pessoas pegam em razão de baixa imunidade, assim como nos gatos a baixa imunidade é um problema que pode trazer várias complicações, portanto  já sabemos que  que humanos e  animais devem ter imunidade alta!

Estou sempre à disposição!


Patrocinadores da Cia. do Gato Persa
- Granulados Kelco: Nossos gatos recomendam!
- Equilíbrio, Organnact, CEVA, Virbac, fortalecendo o nosso MIAU!



Abçs 




_______________________________________
../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

26-07-2020 09:00:40
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.