Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Dermatophytus sp    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Gabriela
Convidado



Meu gatinho passou um tempo perdido e reapareceu com algum tipo de micose ou coisa parecida... reparamos que na pele dele, ambaixo dos pelos, haviam feridinhas secas que descascavam. Depois de algum tempo todos nó sque tivemos contato direto com ele começamos a presentar feridas no corpo, parecendo com picadas de mosquito, mas que viaravam perebas um pouco maiores e demoradas pra desaparecer...após o desaparecimento ainda fica uma áera branca no lugar, com ausencia de pigmentação. As feridas em nós humanos foram diferentes da no gato, mas só pode ser dele... mandamos o gato p/ um veterinário que indicou presença de esporos de dermatophytus so ( macroconídea com morfologia sugestiva de trucophyton sp). Parece que é um fungo, ou não?? O vetereinário apenas mandou darmos banho com um xampoo espercífico, mas nosso dermatologista indicou antifungicos e eu fiquei com receio de o xampoo para o gato não ser suficiente, pois não  confiei muito nesse veterinário...o que vc recomenda??

02-04-2004 11:15:18
     
Roseli
Convidado



Olá Gabriela,

Sua dúvida é bem interessante !
Vc precisa observar o seguinte, algumas doeças de pele são bem similares e muitas vêzes nos confundimos. E os tratamentos são diferentes para as doenças.
Observe se:
onde tem a casquinha está seco ou úmido
quando vc tira a casquinha, o pelo sai junto deixando aparecer só a pele, ou não?
como ele saiu e voltou é possível que tenha pego um fungo por umidade, que é o microsporum tricofhytus. Prá esse fungo o tratamento tem que ser à base de Griseofulvina, veja este link:
http://www.mouragro.com.br/produtos/1878.asp
este fungo é o causador de frieiras em humanos:Veja este link do Dr. Dráuzio Varela:
http://www.drauziovarella.com.br/arquiv ... ?doe_id=41

Bem,o tratamento que vc precisa fazer com o seu gato é:

Banho com shampoo próprio, uma vez por semana,pode ser a base de Cetocon como o Shampoo Cetoconazol.Também pode usar Cetoconazol em spray 2% - é veterinário adquirido em Pet Shops, mas se quiser pode mandar manipular.
Um remédio de boca que pode ser o remédio que está no link acima e além disso você pode usar vinagre de maçã puro no local, vc corta o pelo bem curtinho na região e com uma escova de dente bem macia esfrega o vinagre , depois retira o excesso com um algodão, mas tem que fazer 2 vezes por dia. O vinagre ajuda a secar e também "pega" um outro fungo que é o microsporum cannis, que causa a queda do pelo.
Alguns desses fungos atacam o ser humano como falei antes, é o caso daquele que provoca frieiras. o tratamento para seres humanos pode ser feito com o mesmo Cetoconazol em spray que vc usa no gato.
Vou enviar prá vc depois a imagem dos fungos.
Não esqueça de que consultar o veterinário é sempre o melhor caminho, o que vc pode fazer  é conversar tendo noçoes sobre o assunto.

Atenciosamente:

Roseli


03-04-2004 17:22:38
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.