Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / É normal um gato ser bem magro?    
Autor
Mensagem Páginas:  1 2
Daniela
Convidado



Olá a todos,

A minha himalaia é bem magrinha, bem magrinha mesmo. Achei que fosse da fase (pelo menos o persa teve uma fase que emagreceu e deu uma esticada e depois voltou a engordar), mas ela não... Ficou magricela  e não engorda de jeito nenhum (está com 1 ano e 10 meses agora). 

Ja tentei frango desfiado com levedo de cerveja e ração... vitaminas, mas de nada adiantou. Mesmo com a pelagem longa, olhando de cima, abaixo das costelas dela fica "fundo".

Perguntei p/ uma vet quando a levei pra tomar vacina e ela me disse que podia ser da fase, mas que era provavel q essa magreza dela fosse genética.

Será normal essa magreza toda?
Tem alguma coisa que eu possa fazer para ela ganhar peso?


Abs,
Daniela


14-11-2005 07:59:09
     
Lisi
Convidado



Qual o peso dela Dani?

Pode ser genético sim... mas os pais dela são assim?
Tenho nome de umas vitaminas muito boas, não as tenho aqui e esqueci o nome, mas te passo... é bom fazer um tratamento com vitaminas, mas é longo, tem que ter paciencia... a dona do gatil me deu um pouco da vitamia que usa para seu gatinhos, ela disse que vem num potão dura bastante, mas é carinho em torno de 80,00 90,00 reais.... mas vale a pena sim...

BjiNhu´s


14-11-2005 09:54:50
     
Daniela
Convidado



Um pouquinho menos que 3kg e ela é super comprida...

Não conheci os pais dela. Ela veio morar com a gente com 9 meses, sofria maus tratos pela antiga dona. Veio doentinha, conseguimos tratar, mas ela nunca engordou.

Quanto ao tratamento ser longo não tem nenhum problema. O que a gente não faz por essas bolinhas de pelo, não é mesmo!? O que importa é que eles estejam bem e saudáveis, o resto se dá um jeito.

Obrigada.

Abs,
Dani


14-11-2005 16:24:42
     
David
Convidado



qual ração voce tem dado pra ela ?

ela come qual quantidade ?


as femeas costumam serem menores mesmo, e tem gatas mesmo persas que são mignons.


14-11-2005 16:32:37
     
Deuziana
Convidado



Ela já tomou vermifugos???
O ideal seria fazer um hemograma completo para tirar qualquer dúvida!
Pode ser uma anemia ou outra coisa!


14-11-2005 16:47:53
     
Daniela
Convidado



Ela come royal canin (persian) há mais de 1 ano - a antiga dona dela dava friskies (acho que é isso). Sempre dou pra ela a quantidade indicada pelo fabricante para gatos magros que são 75gr diárias, em 2x ao dia.

Ela oscila os 3 kg uma margem de 100gr p/ mais ou para menos dependendo da época, mas pelo tamanho dela a gente ainda fica sentindo as costelas se passa as mãos nas costas. Ela é bem grande (pelo menos é muito maior que o persa que tem 4,5kg). Não sei como se costuma medi-los, mas o corpo + cabeça em posição normal são + ou - 50cm. Do tronco ao chão são 30cm e se deixar ela "em pé" com as patinhas esticadas são 80cm.

Sempre dou vermifugo a cada 3 ou 4 meses (Petzi) com um reforço 15 dias depois. A última foi nesse fim de semana (falta o reforço). As fezes estão normais não apresentam o menor sinal de sangue ou anormalidade.

Quando conversei com a veterinária ela nem tocou na possibilidade de poder existir uma anemia ou qualquer outra doença... Examinou ela e disse q estava tudo ok. Eu morro de medo desses vets, queria encontrar um de confiança.


Abs,
Daniela


15-11-2005 00:32:01
     
David
Convidado



porque voce nao experimenta deixar a ração a vontade ao invez de dosar, ou
entao porque voce nao troca a marca da ração, vc vai notar uma boa diferenca com a iams, ela é bem mais palatavel que a royal canin.


15-11-2005 00:37:10
     
Daniela
Convidado



Já tentei não dosar. Ela não come muito mais e o Miguelito come desesperadamente. Tive que controlar, cada um com seu potinho e sua qtde, ele  estava engordando demais.

Já tentei dar mais que isso pra ela, mas ela tb não come, deixa no potinho. E depois o gulosinho vai lá. Uma época eu até pensei que ele comia a comida dela, mas parei pra observar e não, ele só come se sobra, mas qdo acontece é bem pouquinho.

De repente mudar a ração seja uma alternativa. A Iams tem uma linha específica para persas?

Abs,
Daniela


15-11-2005 01:03:37
     
aline
Convidado



Daniela,
acho que primeiro, como a Deuziana falou, fazer todos os exames pra ter certeza que ela não tem nenhuma doença. 
Depois, parte pra o ataque, hehe.  Olha, meu gato caçula é enorme, muito comprido e alto.  Ele pesava 7 kg e não era gordo, mas um gato bem forte.  Qdo ele ficou doente, caiu para crca de 4,800 kg e fiquei esquelético.  Depois que ele ficou bom, fui com tudo pra cima dele e estou fazendo regime de engorda há cerca de 6 meses. Eu troquei a ração para a Sensible que é maais gostosa, dou nutrical e patê A/D todos os dias.  Ele já engordou bastante, as costelas não estão mais aparcendo, mas ainda não voltou aos 7kg.  Agora eu estou pretendendo castrar pq aí ele deve acabar de recuperar o peso.  A sua gatinha já está castrada?


15-11-2005 10:38:50
     
Daniela
Convidado



Vou fazer isso.

Ela não é castrada... Tenho uma outra que é castrada e não engordou, ficou no mesmo peso de antes da castração. Isso é comum? Sempre ouvi falar que eles tendem a engordar.

Abs,
Daniela


16-11-2005 10:22:03
     
Lisi
Convidado



Dei por 30 dias uma vitamina bem boa ... Glicopan, é vitamina humana, compra-se em farmacia humana... mas é ótima, deixa o gatinho lá em cima, e are o apetite..
Ela pode estar com depressão tb, sei de muitos casos, que levam até o gatinho a morte... é triste, mas acontece.
Brinque bastante com ela... se agora ela não anime ela...

BjiNhu´s


16-11-2005 10:58:18
     
Daniela
Convidado



Lisi, qual a dosagem que vc deu dessa vitamina?

Depressão eu não sei, ela é cheia de vida, brinca a beça, faz carinho na gente... Mas é sempre bom observar.

Abs,
Dani


16-11-2005 19:37:48
     
Cia. do Gato Persa®
Convidado



Olá Daniela,

O G l i c o p a n temos à venda em nossa Loja Virtual
Também existem outra tantas vitaminas como:
- L e u c o g e m (xarope sem contra indicação comprado em farmácia comum, aumenta consideravelmente a imunidade dos gatinhos)
- Vitamina C (do mesmo fabricante do Glicopan, ótima para evitar envelhecimento precoce e ajuda a não pegar gripe)
- Levedura de cerveja par ao pelo
- O r g a n n a c t   C a t  ( probiótico aumenta o apetite, regula todo organismo)
- COmplexo B
Entre outras

Abraços

  /\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
Cia. do Gato Persa®
Visite nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop


16-11-2005 19:54:50
     
Daniela
Convidado



Roseli,

Essas vitaminas são dadas diariamente? Em qual dosagem? Vem descrito na embalagem?

Teria um "pacote" indicado para eu dar a eles?

Obrigada,
Daniela


16-11-2005 20:18:18
     
Cia. do Gato Persa®
Convidado



Oi Daniela,

Sim são dadas diariamente, a sindicações vêm na bula.
Aqui por exemplo quando dou glicopan, dou  meio ml por dia durante 30, 40 dias consecutivos.
o leocogem que é caríssimo, mas maravilhoso, uso um ml por dia durante 30 diasl, se o gato tiver mais de 3 quilos, 2 ml  ao dia, um pela manhã e um à noite.
O o r g a n n a c t   c a t  uso todos os dias, este não paro nunca.
Isso só pra vc ter uma idéia.
mas se quiser uma dica do que utilizar para o seu gatinho, precisaria d emais informações, do tipo,
quanto tempo tem, qual o peso exato, filhote de ninhada de quantos irmãos, se todos vivos, se os pais são grandes. Desde quando está om vc, quais as vitaminas, vacinas e rações ou tratamentos que já utilizou.

Abraços

  /\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
Cia. do Gato Persa®
Visite nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop


16-11-2005 21:10:50
     
Daniela
Convidado



Ah! Lavei a cauda dela (e do Miguelito tb) com v e t r i d e r m (ainda tinha de quando a mel teve fungos) + vinagre de maça, conforme me indicaste. Esta tudo limpinho. Já tem vários dias e não há o menor sinal de oleosidade! Fiquei super feliz.

Bem seguem as informações que tenho dela.

Tomara que sejam suficientes, pois é só o que eu tenho. A antiga dona na hora de "se livrar" foi super rápida porque os pelos a incomodavam, mas na hora de me passar informações sobre o gatil onde comprou, vacinas, etc. não teve a menor consideração pela Mel e olha que insistimos muito. Ela mal se interessou por ir buscar o pedigree dela disse que só queria a gata e não se importava, mas mantinha a coitadinha presa num espaço minúsculo pra não soltar pelos pela casa. Em fim, vamos lá.

Dados da Mel
1 ano e 10 meses;
3 kg;
Esta comigo desde os 9 meses;
Himalaia fêmea, não castrada;
Não tenho informações sobre pais e ninhada;

Tratamentos

Veio com fungos (queixo e cauda):
Medicamentos: f u l c i n + v e t r i d e r m (c e t o c o n a z o l) + vinagre de maça.
Alimentação e Vitaminas: durante o tratamento comeu diariamente frango desfiado + levedo de cerveja + ração. Tomou vitaminas B12 e complexo B.
Duração do Tratamento: 45 dias.

Rações

Desde que mora comigo come R o y a l   P e r s i a n;

Antes comia F r i s k i e s (não sei se ela comeu alguma ração específica para filhotes).

Vacinas e Vermífugo

Quadrupla felina;
Anti-rábica;
Vermífugo a cada 6 meses (ultima dose 12/11/2005 - falta reforço).

OBS.: Comigo ela só tem uma dose de cada vacina.  Insisti muito com a antiga dona pela carteirinha, mas ela não entregou, até que resolvi vaciná-la, mesmo com as garantias dela de que a vacina estava em dia.

Vitaminas e Outros

Complexo B. (Às vezes dou por um período e paro, ou então uma vez por semana atualmente não está tomando);

B12 (Mesmo esquema que complexo B - atualmente está tomando 1x por semana 1/2 ml);

Levedura de cerveja (Misturo com a ração diariamente, por períodos de 15 dias);
Frango desfiado (come as vezes por normalmente 1 semana em 1 das refeições – normalmente a noite).


Novamente muito obrigada!

Abs,

Daniela


17-11-2005 11:12:10
     
Deuziana
Convidado



Daniela, sua gatinha é caseira??
Vermifugo de 3 a 4 meses é ideal para gatos que vão para a rua, passeiam com frequencia. No caso de gatos caseiros, ou de apartamento, o idela é de 2 vezes ao ano, de 6 em 6 meses. Se ela não é de rua, não precisa vermifugar tanto.
Olha, na minha opinião, o certo seria procurar um outro vet, e fazer questão de fazer um hemograma para descatar qualquer possibilidade, se estiver tudo bem, então a natureza dela é ser mignon. Como costumamos dizer entre os protetores, tem muito vet bom PRA CACHORRO! Os vet ainda sabem pouco sobre gatos, é o que conta bastante é nossa experiencia.
Tenho gatos magros, elegantes e gordos tb.
Nos gatos temos que ter cuidado com lipidose hepatica (falta de apetite anormal),
diabetes, insuficiência renal e problemas urinários. Esses são os problemas mais ocorrentes entre nossos felinos. Não com muita frequencia, mais os mais aparentes entre clinicas veterinárias.
Me lembro bem, quando nasceu uma gatinha em casa, e depois de 2 meses eu achava ela muito esquisita, muito pequena, muito gorda e cabeçuda. A vet achava que eu via coisa, quando insisti para ela ver, a vet ficou chocada, a gabi tinha hidrocefalia. Menos de um ano ela morreu. Minha Pastora Alemão, a Luma, com 6 meses andava esquisito, a mesma vet achou que eu estava louca, quando insisti num rx, descobrimos displasia coxo femural grave bilateral.
Quando achamos alguma estranha, temos que insistir, procure outro vet. Pode até ser que não seja nada, mas...


17-11-2005 21:55:21
     
Daniela
Convidado



Oi Deuziana,

Ela não tem acesso a rua não. Logo q ela veio pra casa eu dava o vermifugo num intervalo de 3 - 4 meses (indicação de um vet), mas a ultima deixei completar 6 meses de diferença por indicação de outro (dei o vermífugo agora no ultimo dia 12, falta  só o reforço).

Vc ja me convenceu a procurar um vet pra fazer hemograma naquela sua primeira msg. Estou atras de um pq todos aqui perto de casa eu ja levei algum dos meus filhos (5 vets diferentes) e como vc disse, acho q sao bons pra cachorro mesmo...

Mas independente disso eu queria dar alguma vitamina pra ela não somente p/ faze-la engordar, mas alguma coisa q eu possa dar sempre, p/ q ela fique mais saudavel, resistente, bonita, etc. Creio que se ela tiver que fazer algum tratamento até deve ajuda-la a ficar mais forte, não?

Obrigada!
Abs,

Daniela


17-11-2005 22:53:49
     
Rogerinho
Convidado



Oi Daniela,
Eu acho que você está sacrificando esta gatinha por causa do outro gato que é muito gordo, explico. Você diz que coloca a ração, ela não come, então você tira porque o outro gato irá comer muito. Meus gatos nunca comem na hora, ou comem muito pouco, gostam de ficar beliscando durante o dia. Acredito que muitos gatos são assim, ou foram acostumados assim. Esta sua gata até foi de outra pessoa, não é verdade? Existe outras formas de seu gorduchinho emagrecer, como rações light, por exemplo. Tente uma solução em cima desta minha opinião, quem sabe é isto. Abraços,
                                  Rogerinho


18-11-2005 00:53:05
     
Vivien
Convidado



Oi Daniela,

Eu concordo com o Rogerinho. A comida deve ficar à disposição dos gatos. Quando eu trouve a Mel para casa o meu outro gato, o Billy, só queria comer a ração de filhotes que eu colocava para a Mel. O problema é que o Billy já pesava 7 quilos! Eu fiquei com muito medo que ele engordasse mais ainda. A solução foi trocar a ração da Mel (que era a Royal para filhotes) para a IAMs adultos, que é excelente e pode ser consumida por filhotes sem maiores problemas. Assim garanti uma alimentação saudável para a filhote e para o meu gato adulto (sem que ele consumisse uma alimentação hipercalórica). Aos poucos ele foi regularizando a sua alimentação (no início ainda comia muito) e hoje (após 3 meses) ele já está se alimentando normalmente e continua com o mesmo peso. Assim eu não precisei ficar colocando e tirando a ração para os meus gatos.

Abraços,

Vivien


18-11-2005 09:45:12
     
Daniela
Convidado



Oi Rogerinho,

Quem dera o problema fosse o outro.
O que acontece é que ela não come mais do que a qtde que dou nas refeições fixas (2 ao dia). Essas refeições ela faz certinho, come tudo. Mas não adianta eu dar mais, mesmo separando ela não come, deixa sobrar, e se sobra o outro come... Creio que fique satisfeita com essa quantidade. Se ela está comendo, ele nem chega perto do potinho dela.

O Miguelito é muito guloso. Não está obeso, muito pelo contrário, está em plena forma ( agora :D ). Só que como ele come praticamente enquanto tiver comida, ele chegou a engordar bastante e eu cortei a regalia da comida o tempo todo.

Hj em dia eles estão acostumados a comer 2x ao dia, já conhecem o horário de comer, e se por acaso a gente se atrasa um segundo o miguelito já vem se queixar :)

Vou levar ela em outro vet e fazer todos os exames que sejam necessários para ter certeza que ela é magrinha mesmo e não tem nd. Daí eu faço um "regime" de engorda.

Obrigada!

Abs,
Daniela


18-11-2005 10:18:52
     
Daniela
Convidado



Oi Vivien,

Meu problema não é somente o miguelito engordar, a mel nunca engordou SEMPRE foi magricela demais, veio pra cá magrela e desde então tentei vitaminas, ração a disposição, etc... mas ela não engorda de jeito nenhum.

Acho que é genético (eles tiveram por 4 meses ração a disposição diariamente), ele engordou + ou - 1kg e ela só manteve. As costas dela são "secas", agora que ela está tosada, quando caminha os ossinhos das costelas ficam visíveis... Bem visíveis.

Eu ainda tenho uma outra gatinha, a Penelope. Tanto ela como o Miguelito estão no peso ideal para o porte deles. A Mel recebe a quantidade equivalente a ração dos 2 juntos, mas...

Eu vi tantas recomendações da    i a m s, que estou pensando em trocar a dos meus. Meu irmão (ele tem um pet shop) já tinha me indicado a   i a m s, disse q era de ótima qualdade e tal, mas como eu estava acostumada com a    p e r s i a n   acabei mantendo.

Eu realmente fiquei incentivada a fazer exames pra ver se ela não tem uma anemia ou coisa do tipo. Tomara a Deus que não. Se der tudo ok nos exames dela vou ter que desenvolver uma "tecnica" para engordar ela e manter o peso dos outros. Não consigo imaginar uma alternativa, se ela não congorda com essa, imagina se eu misturar com uma light!

Obrigada!

Abs,
Daniela


18-11-2005 10:38:25
     
Allan
Convidado



Olá Daniela,

Meu gato tb comia Royal Canin Persian 30. Como era a ração 'mais cara' (ao menos na Cobasi-SP), considerava que fosse a 'melhor'. Talvez até seja a 'melhor', mais não para o meu gato, que atualmente come 'iams'. Ele me parece muito melhor, digo, pelos mais brilhantes, diminuição da quantidade de fezes,  estas por sua vez, menos 'malcheirosas'. Vale lembrar ainda que a 'iams' é uma ração 'super-premium'. Muitos participantes deste fórum - eu arriscaria dizer 'a maioria' - prefere a 'iams'. Se vc pedisse a minha opinião sobre 'trocar a ração', diria que 'vale a pena tentar'.

Quando tiver certeza - após o resultado dos exames - de que sua gata goza de 'saúde plena', posso te contar como 'supervitamino' meu gato, lógico que se vc tiver interesse.

Acredito que 'todos' por aqui - assim como eu - estão na 'torcida' para que 'nada conste' nos exames.

Quando tiver o resultado, poste-o aqui. Pode ser ?

Boa sorte a vcs.


18-11-2005 11:10:49
     
Lisi
Convidado



Oi Dani,

Ahhh esqueci de colocar a dosagem.. é 5ml bem poukinho, mas fax um efeito mutio bom!

BjiNhu´s


18-11-2005 12:29:15
     
Lisi
Convidado



Opa, acho que me confundi, dava o leucogen que é comprada em farmacia humana...

BjiNhu´s


18-11-2005 12:31:37
     
Cia. do Gato Persa®
Convidado



Oi Daniela,

Desculpe pela demora na resposta!

Em cima da resposta que vc deu sobre as perguntas que fiz vamos lá:

Eu te recomendaria dar o L E O C O G E N pra sua gatinha porque ele aumenta a imudade e muito.
Talvez ela não seja de estrutura gordinha, aqui tenho uma gata que é grande mas de estrutura estreita, ela na verdade está mais par auma lontra, até porquê é escura, agora o interessant é que os filhotes são normes!
Acho que vc pode e deve dar o L e o c o g en, pode dar o levedo de cerveja, dar o Glicopan e colocar o probiótico na ração dela o O r g a n n a c    C a t que é excelente.
Mas acho que acima de tudo vc deve desencanar dela ser gordinha, ela é o que tem que ser.
A única coisa é mantê-la sempre muito saudável!

Abraços

  /\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
Cia. do Gato Persa®
Visite nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop


18-11-2005 16:07:19
     
Lisi
Convidado



Oi Roseli,

Esse probiótico Organnac é um posinho branco que joga na ração? ganhei de uma amiga mas nao sabia o nome, pe ela colocou em um potinho... logo que coloco na ração ele adora o cheiro e avansa e come um monte.. é muito bom...

BjiNhu´s


18-11-2005 16:19:32
     
Cia. do Gato Persa®
Convidado



Oi Lisi,

Sim, é.
Mas existem vários tipos.
Eu gosto muito deste! Ele é muito bom!





Abraços

  /\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
Cia. do Gato Persa®
Visite nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop


18-11-2005 17:53:25
     
Daniela
Convidado



Olá a todos!

Allan, muito obrigada pelos teus comentarios, mas vou fazer um teste quando estiver perto de acabar a Royal (comprei 10 kg, chegou semana passada). Como deve me durar uns 2 meses, qdo começar a notar resultados posto aqui. Vou tentar marcar o vet pra amanhã e quando sair o resultado eu coloco aqui com certeza. 

Lisi, muito obrigada! Vou experimentar esse tb :)

Roseli, muito obrigada, já fiz a encomenda na lojinha. Sobre ela ser magrinha não tem problema. Eu a amo magrinha ou gordinha, como for (magrinha é ate mais fácil de carregar no colo :D ), o que me importa mesmo é que ela esteja bemmmmm saudável.

Muito obrigado a todos vcs!
Quando tiver notícias eu coloco aqui :)

Abs,
Daniela


18-11-2005 20:39:04
     
Daniela
Convidado



Oi gente,

Vim falar do diagnóstico da mel.
Fomos no vet e ela fez uma geral, desde os dentinhos até a magreza dela e eu até agora não estou acreditando no que o vet me disse...

Em fim, por partes. Os pontinho na cauda ele confirmou ser a tal "cauda de garanhão" e indicou uma pomada por 5 dias  l o s a l g e n, vcs conhecem? É melhor que lavar com o vetriderm?

Anemia nem perto. Ela está muito bem. O ouvidinho tá bem, aparelho reprodutor idem, a dentição tá ótima (também pudera é um sacrifício escovar os dentinhos)... Mas o que me deixou estupefada foi justamente o motivo da abertura desse tópico: o peso.

Segundo o vet ela não está magra. Está com o acúmulo de gordura entre as costelas e na barriguinha na medida ideal para a época do ano (não sei como ele achou gordura onde eu só vejo osso, mas tudo bem). Ele disse que eu tenho uma impressão falsa de magreza pq ela é longilinea demais e o Miguelto é menor em comprimento e de estrutura maior que a dela, então um do lado do outro ela fica parecendo magricela mesmo. Eu escutei tudinho, mas com aquela interrogação, me perguntando como ele podia dizer que uma gata de 3kg e grande daquele jeito podia estar no peso ideal. Ela até deu uma leve engordada nas últimas 2 semanas (com sopinha e franguinho), já tinha virado motivo de comemoração em casa, mas mesmo assim não era p/ tanto. E ainda a outra vet (em fevereiro) disse que ela estava magra mesmo, mas podia ser da fase ou genético. E ainda tinha os 3kg! La foram eles para a balança. E foi aí que meu queixo caiu e fiquei completamente sem argumento. O vet virou pra mim e disse que ela esta com 5 kg! Eu ainda não consigo acreditar, não é possível que tenha sido visto o peso tão errado e/ou que ela tenha engordado 2kg no inverno e eu não tenha me dado conta... mas é isso. Ela está saudável isso é realmente o que importa, mas o peso, bem... Vou mandar pesar mais uma vez quando ela for tomar banho na semana que vem, pra tirar a última pontinha de dúvida, pq tá dificil de acreditar nesses 5kg.


Abraços a todos
E mais uma vez obrigado pelas respostas.

Daniela


28-11-2005 10:25:28
     
Páginas:  1 2    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.