Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Tosse insistente    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Allan


registrado(a): 01-02-2006
Olá comunidade,

Preciso da ajuda de vocês.

Há quase dois anos meu persa apresentou uma ‘tosse’ horrível.  Ele comia ROYAL PERSIAN e tb oferecia-lhe ‘malt past’. Após conversar com algumas pessoas experientes (neste fórum), fui convencido da qualidade da ração IAMS e passei a comprá-la. Coincidência ou não , a ‘tosse’ passou.

Há 30 dias ele começou a ‘tossir’ novamente ... aquela tosse assustadora (sem expelir pelos ... só a ‘tosse seca’). Tenho escovado ele  2 a 3 vezes por dia objetivando auxiliá-lo na eliminação de pelos mortos (já que está trocando a pelagem), pois ‘acredito’ que aquela ‘tosse’ (que é ‘seca’) é proveniente da ingestão de pelos ... Ainda, tenho oferecido ‘malt past’ à ele diariamente. Ocorre que a tosse “não para”. Observei que ele ‘sempre tosse’ após uma ‘sessão de brincadeira’ ou quando está ‘dormindo’ (ocasião em que ele acorda, é claro). Estou chateado por não estar conseguindo ajuda-lo.

Pergunto :- Vocês tem alguma suspeita do que pode estar acontecendo? Sugerem algum exame ? Apesar dele estar bastante habituado com a ração (IAMS), acham que vale a pena trocá-la ? Qual ?. O que fariam no meu lugar ? Pretendo leva-lo no vet. no sábado ... mas gostaria de ir com algumas ‘palavras’ na ‘ponta da língua’, pois a vet. dele é uma pessoa maravilhosa ... porém ‘bastante’ leiga quando o assunto é ‘felino’. Podem me ajudar ?

Desde já agradeço a atenção de vocês.

Abs


11-01-2007 18:10:13
     
Silvia Ramos


De: Santos-SP
registrado(a): 02-02-2006
Olá, Allan, achei esse site, se for muito frequente essa tosse seria bom fazer exames específicos sim: http://www.becodosgatos.com.br/estenose.htm, espero que não seja nada grave.
Abraços.


11-01-2007 18:22:30
     
Silvia Ramos


De: Santos-SP
registrado(a): 02-02-2006
O site: http://www.becodosgatos.com.br/estenose.htm

11-01-2007 18:25:24
     
Cia. do Gato Persa®


De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlino Allan,

O tempo está muito estranho, mesmo com este vendaval todo de chuvas em São Paulo, o clima está ruim para os nossos amadinhos, isso também contribui.

Mas vc poderia desconfiar de uma gripe seca. Sim, aquela sem coriza, nem olhos molhados, somente tosse mesmo.
Quando levá-lo à vet, peça  à ela que ausculte os pulmões dele e tire um raio x se houver chiado, eu particulamente acho que um xarope seria o mais indicado ou um antibiótico leve como amoxilina resolveria, mas a palavra é da Dra!

Aqui temos um gato que também tossia e ele já havia sido curado de uma pneumonia. Mas a tosse durou um tempo, depois com xarope resolveu!
A ração IMAS que vc usa, realmente é ótima e talvez quando vc efetuou a mudança pra esta ração e o problema foi resolvido, é porque ele melhorou a imunidade, portanto a tosse foi embora! Achoq ue vc não deveria mexer na ração não!



Abçs


_______________________________________
../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

11-01-2007 18:25:35
Última edição por Cia. do Gato Persa® (11-01-2007 18:27:40)    
Allan


registrado(a): 01-02-2006
Silvia e Roseli,

Obrigado, vcs já estão me fornecendo ‘literatura’ para ‘ajudar’ a vet. a diagnosticar o que está havendo com o Kevin. Seja o que for, não me parece grave, pois ele está ‘normal’ em todos os demais aspectos.
Ahhh !!! Ouvir a ‘respiração’ / ‘pulmões’ do Kevin é uma dificuldade danada, pois ele se ‘simpatiza’ com a vet. e não para de ‘ronronar’ durante a consulta hehehe.
Vamos ver se mais alguém se manifesta u se vcs esgotaram o assunto.
Por ora ... “muito obrigado”.

Abs


11-01-2007 18:36:00
     
Fernanda Mattos


De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
Oi Allan, tudo bem?

Existem tosses e tosses. Quando a tosse é para expelir bolas de pêlos, ela vem acompanhada de espasmos, mesmo que o gato não consiga expelir, você consegue observar que o abdomen do gato se contrai bastante.

Aqui em casa há muito tempo não acontecia do pessoalzinho felino expelir pêlos vomitando, mas no inicio da troca de pêlos foi um Deus nos acuda, mesmo rasqueando e penteando.

O Malte Past ele ajuda a dissolver os pêlos que ficam embolotados. Não sei se ele gosta de comer graminha, mas aqui sempre dou para ajudar a limpeza de pêlos.

A segunda hipótese, de ser uma gripe seca, não deve ser descartada pois o tempo está maluco. Calorão, chuva, poluição. Então peça para a vet ouvir o pulmãozinho sim, mesmo ronronando bastante ela perceberá se ele estiver com algum probleminha.

Traga-nos notícias e dá um rom rom pro Kevin!

Abraços


_______________________________________
Fernanda Mattos
Gatil Le Saphir Bleu
www.lesaphirbleu.com

12-01-2007 09:53:26
     
Allan


registrado(a): 01-02-2006
Olá Fernanda,

Se esses 'espasmos' os quais vc se refere for parecido - porém maia rápido - com o contorcionismo do abdomen de uma cobra engolindo um animal ... então é isso mesmo (rs) ... mas não sai pelo nenhum.

Vou o vet. amanhã e no início da semana posto aqui qual foi o diagnóstico e/ou os exames solicitados.

Pobre vet. amanhã vai trabalhar p/ caramba ... vou fazer ela ler 'todas' as informações que eu colhi 'por ai' rsrs.

Abs


12-01-2007 17:59:51
     
Allan


registrado(a): 01-02-2006
Olá Pessoal ...

O Kevin teve visita no vet. ... mais de 1 hora de consulta ... e ... ‘nada’. Isso mesmo, a vet. disse que o coração e o pulmão dele esta como um ‘relógio suisso’ ... descartando qq patologia ... inclusive descartou  a possibilidade de uma ‘cardiomiopatia’ e/ou de ‘estenose’. Disse que poderia me pedir uma ‘bateria de exames’, mas disse não considerar necessário diante do ótimo estado de saúde verificado (salvo pela tosse)

Receitou “RANITIDINA” (suspensão), 0,5 ml a cada 12 h por 7 dias, ... disse que serviria para fazer uma ‘limpeza interna’.

A RANITIDINA (15 MG/ML) tem a seguinte composição :- cada ml de solução oral contém 16,80 de cloridrato de ranitidina (equivalente a 15 mg de ranitidina base) :- Excipientes: Ácido ascórbico, ciclamato de sódio, fosfato de sódio dibásico, sacarina diidratada sódica, metabissulfito de sódio, sorbitol, metilparabeno, propilparabeno, glicerol, aroma de banana, aroma de groselha e água purificada.

Alguém sabe dizer se na fórmula da Ranitidina tem alguma composição nociva aos ‘gatos’ ??? Conhecem este medicamento ??? Alguém já usou ???

Uma amiga - e criadora - me sugeriu dar "Nutrical". Alguém conheçe ? Recomendam ?

Ahhh !!! A tosse continua ... firme e forte ... 2 a 3 crises por dia, as quais duram uns 30 segundos, em média .

Por enquanto ... muito obrigado pela atenção de todos vocês ... Vou postando as ‘novidades’.

Abs


16-01-2007 20:06:13
     
Silvia Ramos


De: Santos-SP
registrado(a): 02-02-2006
Allan, muito estranha essa tosse, será que é algum alérgeno? Verifique se quando ele faz isso, antes teve algum cheiro como spray, se limparam o chão com algum produto químico, se tem plantas em casa, ele pode dar uma mordidinha e aí acontece, se não for físico é ambiental, o gato sente cheiros 6 vezes mais do que nós humanos, muito estranho, mesmo.
Abraços.


17-01-2007 07:23:30
     
Laila Maria


De: Paranaguá - PR
registrado(a): 10-04-2010
Queridos forulinos e forulinas a saphira tbm esta com tosse seca não entendo por que vcs tem alguma dica para me dar estou apavorada obrigada ela é uma persa eu queria saber se posso tosar ela talvez ajude


obg obg


09-11-2011 16:48:51
     
Vanessa Covre


registrado(a): 22-05-2011
Ola Laila,

essa tosse pode ser bronquite ou asma devido ao tempo seco ou alergia a alguma coisa na sua casa, o ideal deria levar a um vet para ele fazer os exames pertinentes.

bjinhos


_______________________________________
Vanessa Covre
CRMV 11006 RJ
Pos graduanda em clínica médica e cirurgica de felinos

10-11-2011 09:28:12
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.