Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Perseguição do gato mais velho em relação ao novo gatinho    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Helena Dhein


De: Ivoti - RS
registrado(a): 23-10-2011
Boa tarde pessoal, esse é meu primeiro tópico aqui no fórum, mas ele já me ajudou muito durante este ano. Como não encontrei nenhum outro sobre esse assunto, resolvi criar um tópico novo...

Minha história com meus gatinhos é meio longa, então vou tentar resumir..
Nunca havia tido gatos até o inicio deste ano, quando adotamos um SRD. Me apaixonei por ele e resolvemos comprar uma amiga para ele. Compramos uma exotica linda, o problema, é que depois de 4 meses de convivência sem sucesso e brigas repetitivas(isso sem comentar sobre os fungos devido ao stress e baixa imunidade, tratamento com florais, homeopatia, e até o fleiway), uma amiga minha, ficou a gatinha e eu continuei com o Oliver, que é um amor.
Dois dias depois de entregar minha gatinha para uma amiga, meu noivo encontrou na rua, outro gatinho abandonado, levou para casa e estamos com ele até hoje, depois de semanas o alimentando com leite na mamadeira.
A relação deles é muito melhor do que era com a gatinha, mas o gato maior, não dá sossego pro pequeno, é ele estar no chão e o outro estar grudado nele. Eu acho que ele quer brincar, mas acaba sendo bruto. Nunca ouveram machucados, mas se o pequeno não estiver no meu colo, não temos sossego nenhum. Alguem já teve um comportamento assim em casa? Como devo agir? Todos os tópicos que vejo são de que os gatos mais antigos ignoram os mais novos, o comportamento do meu mais velho e completamente o contrario.
Muito obrigada!!!!
Helena


24-11-2011 15:20:20
Última edição por Helena Dhein (24-11-2011 15:57:23)    
Andreia Noronha


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 03-12-2011
Quando trouxe minha 3 gatinha para casa, o macho que já estava aqui tb não dava muito sossego, além de brincar ele tb gostava de dar umas patadas nela. rs

Melhorou sem fazermos nada além de supervisão para não deixar a brincadeira virar agressão. Em 3 dias tudo ficou normal e viraram amigos.

Nas últimas vezes que trouxe gatos novos, até pq chegaram muitos de uma só vez, utilizei o Feliway com muito sucesso. Inclusive tenho uma fêmea que brigava e fazia aquele barulhinho para todos os novatos, mas com o ferormônio tudo ficou numa paz tão grande, uma pena não ter funcionado com vc.

Qual a reação deles qnd entram em um ambiente em que vc colocou o feliway?

Já li que tem gatos que ficam mais agressivos, pois ele fica tranquilo com o cheiro mas continua vendo um inimigo. Essa confusão faz ele ficar mais agressivo.

O que pode fazer tb é deixar a novata dentro de uma caixa de transporte para um ir se acostumando com o cheiro e presença do outro...


04-12-2011 12:19:02
     
Helena Dhein


De: Ivoti - RS
registrado(a): 23-10-2011
Olá Andreia! Muito obrigada pela resposta! Na verdade, por enquanto não notei mta diferença com o uso do Feliway, nem melhorou nem piorou... O que acontece, é que o mais velho, assim que vê o pequeno, pula em cima dele e segura ele mto forte com a patas, a impressão que eu tenho é que ele abraçae aperta o menor com força. Ele nem sempre morde, mas aperta até o pequeno gritar...
Não sei se isso é uma brincadeira ou se ele aperta de raiva mesmo. O Peter, que é o menor já está la em casa a quase um mês, e o Oliver continua tendo esse comportamento.
Eles comem juntos normalmente, um do lado do outro e nesse momento não ocorre nenhuma agressão, por isso que eu acho que eles podem se acertar, mas não sei como evitar esse comportamento do mais velho..como você separava os seus nessas situações?
Um abração!


05-12-2011 16:35:25
     
Andreia Noronha


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 03-12-2011
Oi Helena,

Acho que isso é uma brincadeira mesmo, pois quando o gato está nervoso normalmente se empina todo e faz sons mais característicos, como aquele sopro e mostrando os dentes (pelo menos foi aqui assim e no gatil onde vi chegarem uns novatos).

Além disso estão comendo lado a lado sem medo um do outro, senão o mais novo evitaria os lugares onde está o mais velho.

Pode ser uma forma do mais velho impor sua liderança também, inclusive tem machos que tentam montar em outros para subjugar também.

Quando aqui dava problema eu separava e dizia um não bem firme para o maior, que agredia.

O feliway é indicado também para acalmar os gatos, basta colocar no lugar onde ele costuma ficar mais tempo. Vale lembrar que se deve borrifar o feliway no ambiente sem os gatos e depois de uns 10 minutos pode deixa-los ter acesso ao local. É só o tempo para evaporar o álcool e não irrita-los.

O que recomendo é separar assim que abraçar demais e dizer não. Mas enquanto não sentir confiança é bom não deixa-los juntos sem supervisão para não dar encrenca. Ah, e deixe as unhas bem aparadas, inclusive das patas trazeiras.

Outra coisa que ajuda é brincar com eles, assim vão se concentrar na brincadeira e não no outro. Uma bolinha de papel, de ping pong (vende em papelaria, bem barato) ou uma varinha com algo amarrado é uma senhora diversão para eles. Aqui tenho uma varinha com um guizo + um ratinho na ponta que é só pegar que os 7 vem brincar na  hora. rs


06-12-2011 08:31:08
     
Helena Dhein


De: Ivoti - RS
registrado(a): 23-10-2011
oi Andréia!! Brigadão pelas dicas.
Ontem estava observando os dois juntos e percebi que o Peter ( o menor) tem um pouco de medo do Oliver sim, pq qdo o oliver  começa a querer correr atras dele, ele se esconde devaixo do que pode, mas em compensação, alguns minutos depois, sai do esconderijo e provoca o aior denovo. Vou levando a situação assim, separando quando eles se abraçarem demais e espero que o Oliver canse da brincadeira em breve, porque cansa não ter sossego e ter que cuidar dos dois separados..sem contar que dá uma peninha do que fica mais isolado..
O feliway que eu usei foi o difusor, acho que vou comprar o Spray e ver se me ajuda!
Acho que uma hora o Oliver vai ter que parar de atacar o outro né? è que não conheço muito sobre comportamento felino, e não sei se posso "ganhar dele no cansaço"..

Um abraço


07-12-2011 08:14:51
     
Andreia Noronha


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 03-12-2011
É, aqui aconteceu isso também e até acontece com a menor, tenho outra fêmea filhote que tem feito parecido com o seu, mas em outros momentos ficam na paz. Com o tempo vai melhorando.

Não compre o feliway spray, se o difusor não adiantou, melhor nem arriscar. Você deixa o difusor no quarto onde eles ficam?

Algumas dicas podem ajudar tb:

http://www.caocidadao.com.br/artigos_ga ... oria=Gatos

http://www.caocidadao.com.br/artigos_ga ... oria=Gatos

Nesse site tem diversos artigos sobre gatos, vale a pena dar uma lida.


08-12-2011 00:13:54
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.