Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Comer folhas de plantas    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Ana Gomes


De: Maceió - AL
registrado(a): 15-02-2010
Oi pessoal,
A Nina agora está mordendo as folhinhas das plantas e peguei ela comendo um pedaço, a tirei e ela voltou a comer. Ela só come ração Royal canin para persa, será alguma deficiência na alimentação? Eu vi que vende umas sementes, que vc põe água e espera germinar, quando crescer dá pra eles comerem, é bom fazer isso? É preciso mesmo, eles necessitam? Um abraço, Ana.


27-07-2010 20:11:06
     
Valeria Veronezi


registrado(a): 02-05-2007
Olá Ana!

Eu aprendi o seguinte...

Nós e os animais temos dias em que não estamos tão bem do aparelho digestivo. Sabe aquele dia em que estamos com alguma queimaçãozinha, etc? Pois bem, eles também tem isso, independente de comerem boas rações! Só que a gente vai até a geladeira, abrimos uma água tônica ou ainda tomamos um ácido efervescente, tipo Eno... e em últimos casos, enfiamos o dedo na garganta mesmo (rsrsrsrs...).

Já para nossos amigos gatos (e também os cães), só restam as plantinhas do nosso jardim para aliviarem rapidamente esse mal estar.

Particularmente, eu deixo meu gato comer o matinho que ele quiser, pois sei que não há nada perigoso no meu quintal que possa fazer mal a ele. Eu já tentei essas graminhas que compramos as sementinhas e que colocamos para crescer, mas ele não gostou... Mas muitos gatinhos adoram!!!

Então de vez em quando ele vai lá no jardim e come um matinho e minutos depois vomita o matinho. Pronto!

No passado nós humanos éramos mais próximos da terra, conhecíamos ervas, chás, banhos, etc. Com a chegada das grandes cidades, perdemos esse contato e temos a tendência natural de "protegermos" nossos animais da natureza. Porém nos esquecemos que eles são a própria natureza viva!! Me lembro que uma época, no meu quintal cresceram vários matinhos diferentes, mas os animais eram seletivos e comiam os matinhos certos, sempre os mesmos. Eles ainda carregam uma forte ligação com o que é natural, sabem o que é melhor pra eles.

Mas acho legal estarmos de olho na frequência com que isso acontece: se são várias vezes ao dia, se o gatinho não está comendo, etc... Tudo é uma questão de bom senso.

Particularmente eu acredito que não há nada com que se preocupar. MAS antes de tirar qualquer conclusão precipitada vamos ler as experiências de outros forunlinos!!

Beijos :)


_______________________________________
Valéria Z. Veronezi
*Groomer*
http://www.peludosecharmosos.com.br/blog

27-07-2010 20:59:05
Última edição por Valeria Veronezi (27-07-2010 21:02:15)    
Vera Vivas


De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
Oi amigas(os)!

Realmente, nós que temos nossos felinos com acesso ao quintal, melhor deixarmos que escolham seus "matinhos", os meus gostam de CAPIM...sim, capim mesmo!Daqueles que nascem no meio da grama, uns que ficam mais finos e altos!

Comem e vomitam....

Agora, não pude plantar quase nada , nem meus antúrios adorados posso ter, eles mordiscam folhas e não é nada bom pra eles!!Dai....gatos e plantas não convivem muito bem....mas estes matinhos inofensivos...??Eles sabem escolher!

Boa sorte pra todos,
Vera


_______________________________________
www.artcal.xpg.com.br

28-07-2010 18:17:57
     
Cia. do Gato Persa®


De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá forunlinas meninas,


os gatos adoram plantinhas, mas  infleizmente a maioria delas é mesmo tóxica pra eles.
É preciso tomar muito cuidado porque apesar da esperteza deles em comer  normalmente só os matinhos próprios para as bolas de pelos, eles também querem dar uma voltinha em outros tipos de plantas e aí é que mora o perigo.
Uma coisa que descobrimos é que gatos podem comer beijinhos, tanto as folhas como a flor, aquele conhecido como "maria-sem-vergonha" essa não tem problemas, até nós aqui  estamos comendo, é afinal tínhamos que experimentar pra ver se poderiam comer! hahaha
Cia. do Gato Persa
Vetnil, Pet Nutrition, Virbac, Organnact, Kelco, Hill's e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!


Abçs




_______________________________________
../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

29-07-2010 17:24:13
     
Valeria Veronezi


registrado(a): 02-05-2007
Realmente é uma coisa que temos que nos preocupar: o que plantar e não plantar em casa.

Tenho algumas coisas em vasos onde o Princippè não tem acesso. Pois ele andou mordendo folhas de orquídea (claro que estragou a planta!)...

Pois é, comer flores é chique, vcs sabiam? Meu sogro faz salada de flores quase sempre. Ele mora no interior de SP e há flores próprias vendidas em hortifruti. São comestíveis e até saborosas!!

É a vida imitando a arte, ou melhor, é a nossa vida imitando os gatos! rsrsrs...

Beijos.


_______________________________________
Valéria Z. Veronezi
*Groomer*
http://www.peludosecharmosos.com.br/blog

30-07-2010 10:24:39
     
Ana Gomes


De: Maceió - AL
registrado(a): 15-02-2010
Oi pessoal,

A danada da Nina parou de comer, na verdade de dar umas mordidinhas, deve ter sido um mal-estar mesmo, mas tive o cuidado de observar melhor, por causa dos riscos que ela pode correr ao ingerir alguma planta nociva. 

Obrigada a Valéria, a Vera e à Cia pelas experências compartilhadas. Um bj, Ana.


30-07-2010 22:05:17
     
Cia. do Gato Persa®


De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá forunlinas meninas,


Fizemos um filminho de nossos gatos, alguns deles, na área de sol, onde colocamos um enorme vaso de  beijinhos" eles adoram e ficam ao redor, uns mais que outros, comem gostoso. Vejam que diversão, ah...e tem os que comem a flor! hehehe

http://www.facebook.com/video/video.php?v=1510355809716

Cia. do Gato Persa
Vetnil, Pet Nutrition, Virbac, Organnact, Kelco, Hill's e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!


Abçs




_______________________________________
../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

04-08-2010 08:17:32
     
Santiago Soares


De: São Paulo - SP
registrado(a): 26-04-2009
Olá,

O Jimmy é louco por folhagens, principalmente erva-cidreira, folha de palmeira, trigo (em arrajos secos) entre outras. Ele masaca até cansar e depois ignora e dificilmente vomita. Já tentei tirar esse habito com spray d'água, chamando a atenção, mas nada.

como sou biologo e trabalho com botanica, tomo a precaução de não colocar plantas toxicas (para os felinos) dentro de casa ou no jardim.

Assim que possivel colocarei uma relação das plantas que devem ser evitadas.
Att.,

Santiago


16-08-2010 13:36:57
     
Carla Begnini


De: Cambé - PR
registrado(a): 01-10-2009
Olá Santiago, seria ótimo que nos colocasse as plantinhas que podem ser tóxicas!!

Bom, gente, eu comprei num pet shop uma embalagem daquelas graminhas para gatos que, dizem, que é só molhar que germina... mas já faz uma semana que estou molhando dia sim dia não, conforme orientação da embalagem e não apareceu nenhum brotinho!!! (era mais fácil plantar feijão no algodão rsrs).
Não sei se fiz alguma coisa errada, parecia tão simples..rs
Alguém já utilizou essa graminha, deu certo? 
Bjos


20-08-2010 20:51:08
     
Santiago Soares


De: São Paulo - SP
registrado(a): 26-04-2009
estou com o e-book sobre as plantas e produtos toxicos para animais, caso tenham interesse mandar um e mail que envio o livro, pois não sei como inseri-lo aqui no forum.

Att.,

Santiago


20-01-2011 22:26:29
     
Juliana de Moraes


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 03-12-2011
Boa Tarde,
Tenho dois gatos persas de  1  ano e eles nunca comeram nenhuma planta pois tbm nunca deixei com medo, estou com dúvidas de qual matinho dar para meus gatos, poderiam me ajudar?


13-02-2012 15:26:10
     
Cia. do Gato Persa®


De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá forunlina Juliana,


Uma coisa que descobrimos é que gatos podem comer beijinhos, tanto as folhas como a flor, aquele conhecido como "maria-sem-vergonha" essa não tem problemas, até nós aqui  estamos comendo, é afinal tínhamos que experimentar pra ver se poderiam comer! hahaha, mas vc encontra graminhas  nos pet shops à venda, é uma graminha em sementes, vc vai pondo água e com uma semana ela cresce. Esta pode dar aos gatos.
Cia. do Gato Persa
Vetnil, Pet Nutrition, Virbac, Organnact, Kelco, Hill's e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!


Abçs




_______________________________________
../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

04-03-2012 17:44:42
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.