Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / gato macha ficando maduro.    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Diego Borges


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 16-06-2008
Pessoal,

Gostaria de uma opinião de vocês por favor.

Eu tenho um gato macho de 8 meses não castrado. De um mês pra cá, ele só tem perseguido as gatas, que são castradas, e nem está mais podendo ficar junto delas sem  que cause um alvoroço e quase "acidentes" em casa. Ele anda agarrando as gatas, grudando nelas à força... está ficando meio impossível, mas meu plano não era castra-lo por enquanto.

Perguntas:

É "sempre" assim o macho não castrado?

Será que pq ele é novo, ainda age com muita energia, mas depois sossega um pouco?

Como fazem os criadores para manter "o gato não castrados" em casa com os outros, mesmo sem ter gatas no cio e sem ele ficar enlouquecido.

Ele é um gato com muita energia e eu estou tendo trabalho pra suprir toda essa necessidade de gastar que ele tem.

Obrigado.


_______________________________________
Diego Borges

16-04-2013 22:40:18
Última edição por Diego Borges (16-04-2013 22:43:18)    
Andreia Noronha


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 03-12-2011
Oi Diego,

Aqui no nosso gatil só deixamos os machos com as fêmeas sob supervisão. Realmente os machos mais novos são mais brutos na brincadeira. Tenho um aqui que parece um furacão. E vive pulando em cima das gatas.

Se a sua intenção não for fazer criação a melhor coisa seria castrar esse gato, até em questão da qualidade de vida dele.


19-04-2013 18:52:38
     
Diego Borges


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 16-06-2008
Olá Andreia! Muito obrigado pela sua resposta!

As gatas são castradas, não sei por quê ele cismou com elas. Estava tudo bem desde que ele chegou, mas de um mês pra cá a coisa começou a ficar tensa. Não é só que ele pula nelas e elas reclamam, ele não tem agressividade nenhuma, mas é forte e grande pra chuchu, então ele acaba causando uma berreiro, pois mesmo que não as machuque com as unhas(eu corto) ele pula nelas e consegue morder o pescoço antes que elas fujam.

Nem com supervisão estou conseguindo controla-lo. Mesmo que eu fique no mesmo ambiente, se elas correm, ele passa por mim com tudo e se atraca com a gata, que não consegue se defender muito. Ele sai cheio de fiapos e continua perseguindo elas.

Moro em casa e há uma escada caracol, de madeira. Com essa vontade toda dele, já fez com que as duas caissem do vão do ultimo degrau, e por sorte elas não se machucaram.

Eu gostaria de cruza-lo sim, até pq importei ele justamente pra isso, e um membro da família tem uma possível fêmea pra ele, só que já tentei apresenta-los, mas ele pula a parte da apresentação e já que morder elas no primeiro segundo. Ele é destemido, com gatos, gatas, cachorros, não tem medo de nada, nem estranha mudanças de ambiente, nem de pessoas. Fácil de levar ele pra cá e pra lá, mas impossível de apresentar eles às gatas.

Eu queria que ao menos com gatas castradas ele se comportasse, ou vai ficar muito  difícil mante-lo assim.

Tenho gatos a 20 anos, mas esse é o primeiro macho de raça não castrado e estou me sentindo marinheiro de primeira viagem.

Fico pensando como os criadores que dizem que criam seus gatos soltos, fazem num momento de "loucura" desses que não paracem ter fim nunca.

Obrigado.
Diego


_______________________________________
Diego Borges

21-04-2013 18:53:48
     
Andreia Noronha


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 03-12-2011
Então não tem muito jeito, ele inteiro vai pertubar mesmo as fêmeas. Tem a questão da dominância tb, por isso é comum ver um macho mordendo o pescoço de outro macho, como se fosse cruzar. É para mostrar quem manda. rs

O problema é que as gatas podem ficar estressadas com esse macho e com isso ter uma queda de imunidade. Às vezes é melhor até deixar o macho em um ambiente separado.

Tenho 3 machos aqui e um deles é muito agitado tb. Tem vezes que preciso deixar ele separado dos outros por um tempo para ele sossegar. Parece criança. rs

Cuidado com essa escada, o ideal seria telar nos lados e por baixo para prevenir acidentes.


24-04-2013 01:42:00
     
Andreia Noronha


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 03-12-2011
Ah, antes de cruzar é importante fazer exame para pkd, fiv e felv nos dois gatos. Se são gatos que nunca foram para a rua que faça pelo menos o pkd, que é genético.

24-04-2013 20:25:44
     
Diego Borges


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 16-06-2008
Olá

É, tô vendo que ele não vai poder ficar com elas por enquanto, pois elas estão mesmo estressadas. Quanto a escada, essa não posso telar, fica dentro de casa e ficaria muito feio, além de furar a escada toda. Eles nunca caíram a não ser dessa vez pela confusão, mas cairam no tepete. Exames de fiv/felv eles já fizeram, pkd ainda não, mas os pais deles tem.

São Scottish e British de pelo longo.

Estou a procura de uma fêma não castrada pra resolver o problema dele em breve.

Obrigado pela opinião!

Diego


_______________________________________
Diego Borges

25-04-2013 20:30:50
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.