Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Primeiro post e limpeza a vapor    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Cristiane Azambuja


De: Bagé - RS
registrado(a): 30-03-2013
Bom dia
Há muito tempo alguma pesquisa no Google me traz a este fórum, de onde já tirei dicas muito úteis. Ultimamente tenho tido problema com diarreia com dois gatos de 5 e 6 meses e após ler quase o fórum inteiro, me registrei e estou muito satisfeita por poder participar.

Este espaço é incrível pra pessoas que criam gatos, mesmo os que não criam gatos de raça, como eu, pois no meu caso, que moro em uma cidade do interior, é difícil encontrar bons veterinários e os que realmente se dedicam as particularidades dos gatos, são praticamente inexistentes. Fora os custos que as vezes são muito altos. A melhor clínica da minha cidade cobra cerca de R$1.000 pra uma castração de uma gata, enquanto nos grandes centros excelentes clínicas cobram R$100 ou menos. Portanto, a troca de experiências é de grande valor.

Desabafos a parte, como disse, estou tratando gatos que talvez estejam com giárdia (eles vão hoje ao veterinário (que cobra mais caro), após um tratamento com giardicid que não resolveu o problema).
Li por aqui que a limpeza mais eficaz para acabar com esses parasitas é a que usa água quente ou limpeza a vapor.
A limpeza a vapor pode ser feita com aquelas máquinas domésticas? Alguém tem uma e pode indicar?
Não tenho e comecei a procurar e fiquei na dúvida do que seria mais adequado, principalmente pra limpeza do chão.

Obrigada e uma vida longa e cheia de gatos a todos :)


03-04-2013 10:34:01
     
Caroline Cafe


De: Porto Alegre - RS
registrado(a): 30-11-2012
Oi Cristiane

Compartilho contigo a mesma opinião. Acho que o fórum da Cia. do Gato Persa é incrível. Para mim, por exemplo, que sou dona de uma gatinha pela primeira vez, o fórum foi de uma ajuda e esclarecimentos fantásticos, até hoje, para os mais diversos assuntos.

Quanto a Giárdia, também já sofri com essa praga. Minha gata veio com isso do gatil e levei muito tempo para conseguir resolver. Apesar de ter feito uso de vários remédios, no que diz respeito a higiene, adotei os seguintes procedimentos  de limpeza:

- Comprei um produto de limpeza veterinário, chamado "Herbalvet". Aqui na minha cidade custa aproximadamente R$70,00 (1litro). Parece caro, mas como é concentrado e uma tampinha rende muito quando diluída em água, vale muito a pena. É ótimo para eliminar a giádia do ambiente, além de possuir um perfume muito agradável. Continuo usando até hoje, inclusive para lavar tapetes e panos. Também é um produto bactericida e fungicida.

- Caso não encontre na sua cidade, outra sugestão é limpar a casa com o produto "Amoníaco". Encontra-se em supermercado e é muito forte e concentrado. Deve-se ter cuidado para não intoxicar os gatos.

- Se preferir, o ambiente também pode ser limpo com água e sal. Essa solução salina também destrói a giárdia do ambiente.

- Quanto a limpeza da casa (chão, tapetes, almofadas), eu passei algums meses limpando todo santo dia. Sempre passava um pano no chão e borrifava nos móveis (estofados) ou nos locais onde o(s) gato(s) circula.

- A minha gata é persa e tem pelo longo, então no mínimo 1x por mês, ou então a cada 15 dias, levava ao pet para dar banho e fazer tosa higiênica.

- Evite usar os sapatos da rua em casa, porque contém muito sujeira e sabe-se-lá quais outras porcarias. Como os gatos se deitam no chão e após se lambem para tomar banho, também é uma forma de prevenção.

- Quanto à caixa de areia, durante o tratamento com remédios (incluindo intervalos), toda vez que a minha gata fazia cocô, eu limpava imediatamente. A limpeza da caixa consistia em trocar toda a areia, lavar a caixa com os produtos acima, e para completar, escaldava com água fervente. Após, secava, colocava areia limpa e misturava um punhado de sal grosso.

- Li que o calor mata a giárdia, mas como não tenho esses aparelhos a valor, não fiz uso e não sei se efetivamente resolve.

- Se o bumbum dos gatinhos ficar sujo com a diarréia, é importante limpar porque senão eles tomarão banho (ou seja, vão se lamber), com isso vão ingerir os "cistos" (invisíveis a olho nu) da giária e se recontaminarão.

Com todas essas medidas, somado ao tratamento com os remédios específicos, venci a giárdia!


Lembrando que quando há mais de um gato na casa, o ideal é que todos sejam tratados, tendo ou não os sintomas.

A higiene para descontaminar o ambiente, somado aos remédios, é a fórmula para vencer a giárdia.

Por fim, na minha gata o giardicid não funcionou. O que resolveu foi fembendazol.
No fórum da cia. do gato persa há tópicos sobre o uso do Facyl. Também é excelente!

Abraços a todos :)


03-04-2013 13:50:16
     
Cristiane Azambuja


De: Bagé - RS
registrado(a): 30-03-2013
Voltei a escrever aqui, porque li muito o fórum pesquisando sobre a giárdia, mas acho que o problema dos meus gatos não é ela :/

Já dei giardicid, 5 dias, receitado pela veterinária da clínica que encontrei aberta em um final de semana e eles estavam com diarréia líquida.
Depois levei na veterinária que costumo levar, ela fez exame de fezes, parasitologico e cistologico e encaminhou pra exame de giárdia, tudo negativo.
Então, dei mais 5 dias de giardicid. Nesse momento a diarréia já não era líquida, era pastosa e amarelada, e não adiantou também. Alguns dias as fezes ficaram durinhas, achei que estava melhorando, mas em seguida voltava a ficar na mesma.
Então dei o tinidazol, 1/4 de comprimido 1vez ao dia, por 4 dias (minha gatinha tem 5 meses e 2 kg, e o gato uns 7 meses e 3,2kg).
Terminei anteontem com o tinidazol e até piorou... as fezes estão mais moles.

Alguém já teve esse problema e não era giárdia?
Eu dei o remédio pra vermes... e passou 30 dias e não dei a outra dose. Não quis dar porque costuma dar um pouco de diarréia e como eles já estavam assim não quis piorar. Vocês acham que pode ser vermes?
Nunca vi ninguém reclamando de diarréia/fezes moles persistentes em que a causa fosse simples vermes :/

Estou dando probiótico, os gatos estão separados, um come só ração e a outra come arroz e frango cozido (fiz essa separação pra poder testar e evitar uma contaminação de um pra outro)


10-05-2013 15:43:26
     
Cristiane Azambuja


De: Bagé - RS
registrado(a): 30-03-2013
Como são dois gatos (acho que o gato passou pra gatinha, porque ela não tinha as fezes assim antes de conviver com ele) eu acho que dá pra descartar problemas que não passam de um gato pra outro, não é?

10-05-2013 15:46:20
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.