Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Ajuda urgente - doenças intestinais    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Amanda Lazaroni


De: São Paulo - SP
registrado(a): 04-03-2012
Olá Pessoal, será que alguém poderia me ajudar com meu gatinho?

O Leopoldo é um gato persa que está com três anos e meio e pesa 4,200Kg. Eu o adotei há dois meses de uma família que não queria mais cuidar dele. Chegou lá em casa bastante judiado, com olhos e orelhas muito sujas, pêlo oleoso, fraco, sem brilho e bastante opaco. Com esta família, ele comia ração Premier ou Golden Gatos. Na primeira semana, misturei a Royal Persian junto com a Premier e depois deixei apenas a Persian, que ele come bem.

As fezes sempre muito pastosas, mas não chega a ser diarréia e sempre com a presença de sangue (segue uma foto em anexo). Algumas vezes, também sai uma membrana esbranquiçada, mas não é sempre. A antiga dona disse que fazia tempo que ele estava com esse sangue, mas não soube precisar há quanto tempo, porque ela não reparava muito. O veterinário dela disse que era giárdia e receitou Flagyl, mas como ela não conseguiu dar o remédio para o gato, ela desistiu e não tratou (sem comentários).

Ele evacua 01 vez por dia e urina mais ou menos 02 ou 03 vezes por dia. Come a ração e bebe água muito bem. Não come patê, petiscos e nada que não seja ração.

As vacinas estão em dia. Logo que chegou eu vermifuguei com Drontal, fiz  exame de fezes com três amostras em dias alternados (os exames não acusaram nada) e o vet receitou 07 dias de Giardicid. Depois de 04 dias, o sangue cessou mas as fezes continuaram pastosas. Assim que terminou o ciclo de 07 dias do remédio, ele descansou uma semana e então começou a tomar o Probiótico da Vetnil por mais 07 dias. As fezes melhoraram, mas o sangue voltou.

Então, ele fez um ultrassom abdominal (segue o resultado no anexo) no qual a única alteração foi o “ linfonodo mesentérico de contornos regulares, dimensões discretamente aumentadas, aproximadamente 0,6 cm de largura por 2,7 cm de comprimento”. A vet disse que isso podia ser por causa da diarréia. Ele fez também um hemograma que deu alteração dos leucócitos (parece que o normal é 19.000 e o dele deu 26.000). Ela receitou mais 10 dias de Giardicid e pediu para dar a ração terapêutica da Royal Gastrointestinal. Ele já completou o ciclo e dessa vez o sangue não cessou e as fezes continuam pastosas e bem fedidas.

Com isso, ela acha que ele pode ter alguma doença intestinal inflamatória e sugeriu fazer uma biópsia do intestino antes de tentar outra medicação. Mas já faz 3 dias que o sangue não aparece nas fezes que continuam pastosas e hoje ele vomitou um líquido meio amarronzado.

Fisicamente, ele parece estar ótimo, esperto, brinca, come, bebe, dorme, se deu bem com o Simba (meu outro gato), demonstra estar bem adaptado lá em casa, o que me deixa um pouco mais tranquila.

Alguém teria alguma idéia do que pode estar acontecendo com ele?


26-03-2012 13:45:28
     
Lenice Raimundo


De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 20-12-2009
eu adotei uma gata que tinha giardia e os medicamentos veterinarios e eu acabei dando pletil  que é humano) e existe generico mais barato. é so fracionar de acordo com o peso. mas primeiro espere os resultados dos exames. beijos

27-03-2012 08:33:51
     
Patricia Santos Sigiliano


registrado(a): 27-06-2014
Olá queridos. Hoje entrei aqui só para compartilhar o que anda acontecendo com meu gatinho. Semana passada ele começou a ficar bem caidinho: não queria brincar, começou a se alimentar menos e, no dia seguinte, começou a vomitar muito. Levei na clinica onde a veterinária dele atende, que é especialista só em felinos, e fizeram vários exames: hemograma, hepatograma, FIV/FELV, ultrassom, etc. Como a vet dele estava fora do Rio, liguei pra ela e ela prontamente orientou a veterinária plantonista. Deram uma injeção de Cerenia para melhorar o vomito e voltamos para casa. Ele passou o final de semana bem, conseguiu se alimentar com o sachet da Royal Cannin gastrointestinal. Não quiseram dar nenhum antibiótico pq o resultado do ultrassom deu uma alteração significativa e como já havia marcado o retorno com a vet. dele na segunda, ela queria fazer uma punção dos linfonodos e coletar material para análise citopatologia. O resultado do ultrassom sugeriu pancreatite ou um linfoma. Fiquei muito preocupada e triste, pois ele é muito novo para apresentar um linfoma, apenas 1ano! Ontem deixei ele na vet para fazer a tal punção e, enquanto não tivermos a certeza do que se trata, ela receitou Flagyl uso pediátrico, que funciona tb como um imunomodulador e ajuda o estado dele a não progredir,  Cerenia para o enjôo e uma vitamina Nutrifull. Fico com muita pena pq ele é um gatinho muito ativo e é muito triste vê-lo tão caidinho. Esse meu post foi mais um desabafo mesmo e gostaria muito de saber se alguém já passou por situação semelhante. Conto com a torcida de vcs para que ele se recupere logo. Acho que agora é aguardar o resultado da citopatologia. Bjs.

14-10-2014 11:50:11
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.