Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Meu gato tem uma doença de pele que sempe volta após o termino do trat    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Patrícia Santana
Convidado



Olá,
Tenho um gatinho persa himalaio color point azul. Quando pequeno ele não teve nenhum problema, mas depois de fazer 2 anos, desenvolveu uma doença que dá crostas, lesões na pele e coça muito. Ele arranca todos os pêlos se conçando e acaba ferindo a pele.
Cada veterinário que o atendeu, até hoje, deu um diagnóstico diferente; já ouvi que era sarna( não a de ouvido); que era alergia ao desinfetante usado no piso; que era micose de verão; etc...
Os tratamentos, sempre diferentes, ele já tomou desde injeções a simples banhos com sabonete especial para micoses. Mas nada faz com que, após o término, ele fique estável e sem as lesões.
Ele já tem 5 anos e a 3 nesse vai e vem.
Detalhe importante, eu tenho tambem uma gatinha persa branca, que NUNCA manifestou nenhum sintoma da mesma doença. Eles vivem juntos e só ele tem isso.

O que devo fazer?


14-07-2004 02:06:10
     
Cia. do Gato Persa®
Convidado



Olá Patricia,


Realmente, podem existir várias causas para as lesões.
É um tipo de fungo, que provova essa micose de pele, pois vc disse que coça e os pelos caem. Se vc olhar de perto vai encontrar um tipo de "feridinha" que causado pelo fungo, onde existir essa feridinha, o pelo cai e fica só a pele.
Como vc disse que isso vai e volta, o mais provável é que de tempo em tempo , cai a sua resistência. Com a imudidade mais baixa , isso pode acontecer sim, normalmente  quedas de resistência vêm acompanhadasde algum tipo de doença, gripe, espirros, sarninha de ouvido, micose entre outras. Essa queda de resistência pode até ter sido caudada por uma alimentação mais pobre em nutrientes desde quando nasceu, como por exemplo, não sabemos se mamou até os 60 dias, se foi alimentado com ração específica para a idade, etc. Não estou afirmando nada, mas somente exlicando de onde pode vir isso.ok?
O ideal nestes casos não é só tratar o fungo, mas tratar a causa.
Primeiramente vc disse que ele já tem 5 anos, já é um gato adulto, não sei qual a ração que vc dá à ele, mas é importante dar uma ração rica em vitaminas, sais minerais, proteínas,omega 3 e 6 e fibras. Nós aqui sempre recomendamos a Royal Canin que é uma ração balanceada e própria para cada idade.
Paralelamente vc poderá dar a ele um suplemento vitamínico, encontrado facilmente em pet shops, em breve teremos em nossa loja virtual para vender.
Uma vitamina muito boa paa estes casos é o complexo B, que vc pode adquirir em líquido e dar a ele todos os dias durante 15 dias , parar e recomeçar depois de 15 dias . Pode fazer isso durante 2 meses.
Ele provavelmente vai engordar um pouco , mas nada preocupante.
Enquanto isso, trate também do fungo, ele já tomou muitos remédios como vc disse, então nada de remédio de boca, faça um tratamento mais leve, para evitar excessos em seu fígado.
Banhos com shampoo Cetoconazol ( que vc pode usar sempre para dar banho em seus gatos) e após o término do banho, peça à pessoa que dá banho para enxaguá-lo com uma mistura de 4 colheres de vinagre de maçã
para um litro de água.Sempre morno.
Vc pode usar em  casa o vinagre de maçã puro umedecendo um algodão e passando nas costas dele, nos locais infectados.
O vinagre elimina o fungo, e age como bactericida e ainda ajuda no crescimento do pelo.


Esperamos tê-la ajudado.

Qualquer dúvida, por favor nos escreva.

Roseli


14-07-2004 08:57:35
     
Patricia Santana
Convidado



Dra Roseli, muitissimo obrigada pela orientação. Tenho seguido sua recomendação e ele tem tido melhora progressiva!

Muito obrigada!!!!!
Abraços,
Patrícia


29-07-2004 04:56:51
     
Cia. do Gato Persa®
Convidado



Olá,

espero que ele sare sim.
Obrigada pelo  "Dra."  Mas eu só sou uma criadora que ama os felinos, não tenho este título não! Gostari, mas não tenho.
Aprendemos mesmo com quem já tem bem mais experiência e também com os próprios gatos.

Um abraço!


29-07-2004 19:39:37
     
Andrea
Convidado



Olá !! Entrei no site hoje e achei muito interessante. Resolvi passar adiante e minha experiência em controle de fungos em minhas gatas.

Com poucos meses de idade minhas meninas (tenho 2 persas - uma azul creme fumaça e outra cameo creme)  pegaram fungos e nenhum tratamento convencional funcionava. Eu dava banhos com cetoconazol, passava cremes e sprays, modifiquei a alimentação, enfim, nossa vida se tornou um "show de horror", porque todas essas mudanças causaram muito estresse nas gatas.

A Manoela (azul creme) começou a vomitar seguidamente, o que piorava muito o quadro, pois ela foi ficando enfraquecida. Procurei uma nova veterinária (que se tornou uma grande amiga, pois ela tbm ama os gatos - tem 5), que receitou um tratamento homeopático. Ela deu um remédio que levantava a imunidade e retirou todos os remédios que eram ministrados via oral. Permaneci apenas aplicando cetoconazol spray e com os banhos medicinais semanais. Em duas semanas a melhora era visivel, pois o pelo já começava a crescer. Com a retirada dos remédios convencionais, a Manoela parou de vomitar. Acho que a mudança de ração também foi importante. Elas passaram a comer um mix de rações da Royal Canin, em especial aquela para gatos de difícil trato (do pacote roxinho).

Após o término do tratamento, a Manoela voltou a apresentar o problema uma única vez, quando repeti a dose de medicação homeopática e ela ficou dez!! Isso já faz um ano, e desde então nunca mais tive problemas.

Espero que você consiga solucionar o problema, pois é muito triste ver nossos amores sofrendo, não é mesmo??

Um abraço,

Andrea.


03-08-2004 21:01:01
     
Marcia
Convidado



Olá Pessoal,

Entrei hoje aqui no fórum e estou com este mesmo problema no meu persinha de 6 meses. As lesões começaram a aparecer nas patas, depois no nariz e agora na bochecha.

O local começa a ficar vermelho vai inchando e depois cria uma casca preta enorme.

Eu levei ele na clínica Gatos e Gatos na Ilha e fiz todos os exames, inclusive de AIDS Felina e Leucemia e deu negativo. Tudo é por causa da imunidade baixa. E olha que eu dou a royal canin pra ele desde novinho. Fizeram também uma cultura na lesão e não deu fungo.

Espero que isso passe logo porque apesar de ele estar comendo bem e brincando o tempo todo, é muito ruim vê-lo com essas lesões e não conseguir ficar curado.

Um Abraço,

Marcia.


09-11-2004 10:23:10
     
Cia. do Gato Persa®
Convidado



Olá,

O melhor remédio para a baixa resistência, é complexo B, que vc pode dar todos os dias meio ml direto na boquinha. Ele literalmente levanta o gatinho que fica resistente, o pelo volta  acrescer e fica bem saudável.
Para limpeza dessas manvhas escuras, use água morna com vinagre de maçã, que além de limpar, é fungicida!

Abraços


09-11-2004 12:00:46
     
=^..^= Mariana =^..^=
Convidado



Olá... Há uma semana adquiri uma siamesinha, que está com 3 meses de idade. Quando chegou (veio de avião), logo notei alguns pontinhos, bem pequenos, que estavam sem pêlo, especialmente na cabeça. Perguntei ao criador, ele me disse que ela havia tido fungo, mas que já não apresentava mais as lesões. Ontem notei duas novas lesões, bem pequenininhas - uma na ponta do nariz e outra no peito. Ele me aconselhou a dar cetaconazol gotas, uma gotinha ao dia, mas só encontrei em pasta, comprimido e shampoo. Ela come Royal Canin Kitten, mas amanhã vou seguir o conselho de vocês e começar com vitamina do complexo B (será que pode ser Clusivol Composto?) e também vou comprar vinagre de maçã para passar nas lesões. Também ouvi falar que água sanitária bem diluída em água pode ser passada nas lesões, mas fico preocupada porque é tóxico. Se alguém tiver mais alguma idéia, favor escrever para meu email. Muito obrigada!

24-11-2004 00:24:28
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.